Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Dezembro de 2005 às 08:22

    Imprimir


A Defesa Civil de Rondonópolis está em alerta para retirar as famílias ribeirinhas da cidade no caso de enchentes. O período chuvoso tem trazido preocupação para a população local. Imagens de satélite mostram a formação de nuvens sobre Mato Grosso. Em Rondonópolis, meteorologistas prevêem durante vários dias consecutivos pancadas isoladas de chuvas.

O ribeirinho Harlston Ribeiro mora às margens do rio Arareal há mais de oito anos e afirma que já perdeu a conta de quantas vezes foi retirado do local pela Defesa Civil por causa da enchente. Em 1997 a água cobriu quase toda a casa dele e apenas o telhado ficou do lado de fora da água. “Todo ano vivemos essa apreensão. Chegou essa época, temos que ficar com o pé atrás”, revela o morador.

De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio Vermelho por enquanto não traz preocupações. O estado de alerta só começa a vigorar quando uma regra de 4 metros for encoberta pela água.

“Fizemos uma reunião na semana passada juntamente com o Corpo de Bombeiros e estamos precavidos. Ao atingir, o que esperamos que não ocorra, os 4,30 metros, estamos preparados para remover as pessoas para o ginásio de esportes Marechal Rondon”, explica Lindomar Alves, coordenador interino da Defesa Civil.

Quando o rio Vermelho ultrapassa a marca limite, o cais do Arareal e o bairro Vila Mamede são os primeiros a ficarem alagados. No ano passado a água não subiu tanto e as famílias que moram em pontos de risco puderam permanecer nas casas. Este ano, a expectativa dos ribeirinhos é de que o rio Vermelho permaneça novamente abaixo do nível de alerta.




Fonte: RMTonline

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328306/visualizar/