Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 09:14

    Imprimir


"O Estado da Reforma: Reflexões sobre a experiência da reforma do Estado em Mato Grosso". Este é o livro escrito pelo gestor governamental da Secretaria de Planejamento (Seplan), Vinícius de Carvalho Araújo, lançado nesta terça-feira (20.12) no auditório da secretaria.

No livro com 213 páginas, Araújo faz uma análise das reformas implementadas no Estado nos períodos de 1992 a 1995 e de 1995 a 2002, com ênfase na privatização da Cemat, ocorrida em 1997. “Não foi uma privatização de fato. Ocorreu, na verdade, a federalização da ex-estatual, pois, seis meses após o Grupo Rede de São Paulo ter adquirido a Eletrobrás, uma empresa federal se torna a principal acionista da Cemat”, observou o escritor.

Vinícius Araújo discorre também sobre governabilidade e governança; características estruturais dos governos estaduais no Brasil; reforma em Mato Grosso; e a situação atual e perspectiva da energia no Brasil.

“Dentre os fatores que fizeram a privatização da Cemat ser escolhida como foco de minha análise foi ter sido a única empresa estatal que conseguiu a transferência de propriedade; por ser um fato de articulação com a política macroeconômica em curso”, observa o autor.

Vinícius Araújo é graduado em Administração, especialista em Políticas e Estratégias para o Setor Público e mestrando em História pela UFMT. Publicou diversos trabalhos nas áreas de gestão pública e reforma do Estado nos periódicos nacionais e internacionais. Destacam-se os editados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela revista Virtual do Instituto Internacional de Governabilidade (II Gov).

O livro surgiu de uma pesquisa realizado para participar do concurso de monografia do Centro Latino Americano de Administração Pública (Clad), do qual recebe Menção Honrosa. Foi publicado com apóio da Seplan. Ele será distribuído nas principais livrarias de Cuiabá e comercializado diretamente pelo autor.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329530/visualizar/