Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 08:48

    Imprimir


Índios Kayabi decidiram soltar as 15 pessoas que ainda mantinham detidas na aldeia Kururuzinho, na Terra Indígena Kayabi. A decisão foi tomada depois que o juiz federal, César Bearsi, da Justiça Federal em Mato Grosso, ter derrubado a liminar que suspendia a demarcação física da área.

A libertação dos reféns foi negociada na reunião entre lideranças indígenas e representantes da Funai, do Ministério Público Federal do Mato Grosso, da Polícia Federal e do Ibama, realizada hoje no município Alta Floresta (MT). Durante o encontro, ficou acertado que o administrador regional da Funai no Parque do Xingu, Payê Kayabí, irá buscar os reféns hoje e levá-los até Alta Floresta.

Com o despacho do juiz federal César Augusto Beasi, a Funai poderá concluir a demarcação física da Terra Indígena Kayabí, que ocupa uma área de mais de um milhão de hectares, entre o norte de Mato Grosso e o sul do Pará. Mais de 300 kayabi vivem nas cinco aldeias, a maior delas é Kururuzinho.

Declarada por uma portaria do Ministério da Justiça em outubro de 2002, a T.I. Kayabí havia tido sua demarcação suspensa por uma liminar expedida em agosto de 2004, a pedido de fazendeiros que ocupavam a região e questionavam o relatório da Funai.




Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329545/visualizar/