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Cidades/Geral
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 14:33
Por: LENITA VIOLATO

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Depois de um ano de intensa programação para a qualificação dos servidores públicos estaduais, a Escola de Governo organizou nesta quarta-feira (14/12) a terceira edição do evento ‘Café de Aprendizagem’, para proporcionar a reflexão sobre os servidores que trabalham nas áreas de gestão de pessoas do Estado.

Durante o evento, foi apresentada uma síntese da pesquisa que identificou o perfil dos gestores de pessoas que trabalham nas diversas secretarias de Estado. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração, Edalva Dias, isso vai servir de referencial para as ações em 2006.

“Desde o início participamos das discussões para a realização da pesquisa, e o resultado vai apoiar o trabalho que será desenvolvido no próximo ano, como a estruturação dos setores de gestão de pessoas e na instituição do sistema”, analisou Edalva.

A palestrante do dia foi Regina Luna, graduada em Relações Internacionais, especialista em Políticas Públicas, mestre em Ciências Políticas e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Ela discorreu sobre as tendências da gestão de pessoas na administração pública. Em uma de suas observações, ela ratificou que esta é uma das áreas mais importantes, porque trabalha com o desenvolvimento e a capacidade de execução dos programas de governo.

A partir do resultado parcial da pesquisa e da palestra, os servidores foram convidados a participar de uma oficina a fim de refletir sobre a forma como a área de gestão de pessoas vem sendo conduzida.

A diretora de Laboratório de Administração Pública da Escola de Governo, Ângela Teixeira de Almeida, explica que o resultado desta reflexão e a pesquisa sobre o perfil do gestor - feita em parceria com a Universidade de Cuiabá, por meio de estudando do último ano do curso de psicologia - serão apresentados no mês de abril.

Tanto a diretora Ângela, quanto a superintendente Edalva, concordam que momentos de reflexão como este servem para manter acesa a ‘chama’ do conhecimento e não deixar a situação se acomodar. “É um processo de melhoria da gestão de pessoas. E não é uma prerrogativa apenas de Mato Grosso, é nacional”, ponderou Edalva Dias.

O diretor-geral da Escola de Governo, Almir Balieiro, ressalta que a participação dos servidores na busca de soluções vem ao encontro da política de formação e capacitação que coloca o servidor na posição de protagonista da gestão.

AGENDA – Para encerramento das atividades deste ano, a Escola de Governo realizará nesta quinta-feira (15) a formatura das duas turmas dos cursos de aperfeiçoamento (Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas) e, na sexta-feira (16/12), das duas turmas de pós-graduação (Gestão Pública e Gestão de Projetos Inovadores). Os eventos serão realizados no salão social do Sesi Park, em Cuiabá.




Fonte: Assessoria/SAD

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