Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 08:08
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A população de seis bairros da região do Lixeira, em Cuiabá, será beneficiada com a implantação de mais uma Companhia de Policiamento Comunitário. A inauguração está marcada para a próxima segunda-feira (19/12), às 17 horas, com a presença do governador Blairo Maggi, do secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, além de autoridades civis e militares.

A Companhia de Polícia Comunitária do bairro Lixeira irá atender a cerca de 60 mil habitantes de seis bairros localizados nas imediações. Além do bairro Lixeira serão beneficiados moradores dos bairros Baú, Areão, Flamboyant, São João dos Lázaros e Bandeirantes.

Com um efetivo de 30 policiais militares, oriundos do 26° Curso de Formação, concluído em agosto deste ano, a companhia que será comandada pela 2° tenente Suzana Bezerra de Souza Hadassah.

A Companhia terá ainda duas viaturas além de todo o mobiliário de apoio. As obras da nova unidade, custeadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), custaram em torno de R$ 158 mil.

Durante a inauguração representantes das comunidades dos bairros pertencentes a área de abrangência da companhia estarão presentes e serão empossados no Conselho Comunitário de Segurança Pública do Lixeira e Região.

PARCERIA - A Companhia de Polícia Comunitária do Lixeira é uma antiga reivindicação dos bairros localizados na região. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, disse que a implantação de mais essa unidade de policiamento comunitário é um passo importante para a criação e consolidação de outras companhias semelhantes na Grande Cuiabá e no interior do estado.

“Com a implantação da companhia, a polícia estará ainda mais presente nesses bairros além de ser um estimulo e um referencial para a criação de novos núcleos, trazendo novos investimentos na área da segurança pública na capital e também para todo o interior do Estado”, destacou.

COMPANHIAS – Com a Companhia de Policiamento Comunitário do bairro Lixeira, somente na Grande Cuiabá, 11 (onze) unidades de policiamento comunitário já estão em funcionamento - Pedregal, Parque do Lago, Jardim Imperial, São João Del Rey, Três Barras, Pedra 90, Moinho, Santa Isabel, Beira Rio e Planalto, além de duas em Rondonópolis, duas em Sinop e mais duas em Cáceres e Barra do Garças. Essas companhias atendem a mais de 245 bairros.

As polícias comunitárias foram idealizadas dentro da filosofia do trabalho integrado com os conselhos comunitários de segurança pública. São eles que possibilitam que as comunidades auxiliem a polícia a identificar situações que ajudam a gerar violência na região, como falta de iluminação, acúmulo de terrenos baldios e formação de gangues.

A expectativa para o ano que vem é de que sejam implantadas pelo menos mais cinco (05) companhias de policiamento comunitário na Grande Cuiabá, nos bairros Jardim Vitória, Ribeirão do Lipa, e Araés além de mais duas em Várzea Grande nos bairros do Cristo Rei e São Matheus.

Para consolidar a filosofia de Polícia Comunitária em Mato Grosso, o Governo através da Sejusp pretende implantar no Estado o Pólo Regional de Difusão de Doutrina de Polícia Comunitária – Companhia Escola de Polícia Comunitária. O pólo irá funcionar dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e será um centro de treinamento e disseminação da filosofia de polícia comunitária, capacitando policiais militares, civis, bombeiros militares e representantes dos conselhos estaduais de segurança pública (Conseg).

"A Polícia Comunitária precisa ser bem entendida pelos policiais, mas muito mais pela comunidade que recebe esse serviço, para que também tenha o compromisso de contribuir prestando informações. O cidadão precisa reconhecer nessa Polícia um amigo. A sociedade precisa se envolver e participar do processo para que o programa tenha resultado", disse o secretário Célio Wilson.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330485/visualizar/