Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 04:09
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Cerca de 100 mil atendimentos em 33 mutirões da cidadania. Este foi o resultado da edição 2005 de uma corrente social promovida pelo Governo do Estado, e coordenada pelas secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que envolveu ainda parceiros da iniciativa privada e outras instituições.

O encerramento desse movimento voluntário pelo resgate da cidadania ocorrido nesta quarta-feira (13.12), no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, com a presença do governador Blairo Maggi, marca também a continuidade desse trabalho em 2006 com a assinatura de convênio entre as instituições parceiras.

Dentre os serviços realizados nos mutirões estão emissão de Certidão de Nascimento, de Identidade, de Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. E também assistência médica, odontológica, orientação jurídica, corte de cabelo, inclusão digital, palestras educativas e atividades culturais.

Para se ter uma idéia da dimensão dessa campanha, foram emitidos 3.798 cédulas de identidades, 1.873 Certidões de Pessoa Física (CPF), 1.823 títulos de eleitor e 679 registros de nascimento. Foram realizados ainda 13.000 cortes de cabelo, 2.300 orientações jurídicas, dois casamentos voluntários, 5.581 atendimentos médicos, 873 atendimentos odontológicos, 3.901 atendimentos policiais e outros.

O governador Blairo Maggi afirmou que essa corrente de solidariedade representa o espírito de seu Governo. Um Governo que reconhece suas limitações e estimula a participação da sociedade por um Estado melhor e mais digno a todos os cidadãos mato-grossenses.

“É esse espírito de voluntariado que faz a diferença em uma sociedade. E o Mutirão pela Cidadania representa este Governo de mutirão e de compartilhamento de tarefas, porque reconhecemos que sozinho não podemos muito, mas juntos é possível melhorar a vida de muita gente. E o Mutirão da Cidadania é uma atividade voluntária envolvendo pessoas que podem dormir em paz, pois cederam um pouco do que têm e sabem sem nada exigir em troca”, disse Maggi.

A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, comemora o resultado dessa edição do Mutirão da Cidadania, e afirma que o próximo ano o trabalho continuará avançando até que se reduza a demanda por esses serviços básicos.

“Vamos continuar levando a cidadania a quem é de direito. Enquanto existir demanda social, vamos trabalhar para que ela seja atendida”, afirmou a secretária.

Confira quais são os parceiros do Mutirão da Cidadania

13ª Brigada de Infantaria Motorizada Academia de Polícia Militar Costa Verde Anvisa Banco do Brasil Brasil Telecom Caixa Econômica Federal Cartório de Registro Civil Casa Militar Centro Universitário (Univag) Conselhos Comunitários de Segurança Pública Corpo de Bombeiros Cruz Vermelha Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Fundação de Promoção Social (Prosol) Grupo Gazeta de Comunicação Hemocentro Instituto Lions da Visão Juizado da Infância e da Juventude MT Saúde Polícia Judiciária Civil Polícia Militar Prefeitura Municipal de Arenápolis Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Araguaia Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis Prefeitura Municipal de Colniza Prefeitura Municipal de Itanhangá Prefeitura Municipal de Nortelândia Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim Prefeitura Municipal de Paranatinga Prefeitura Municipal de Planalto da Serra Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger Prefeitura Municipal de Várzea Grande Rede Cemat Salão Belluk’s Cabeleireiros Salão ETIC Aprimoramentos Secretaria de Estado de Administração (SAD) Secretaria de Estado de Cultura (SEC) Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) Secretaria de Estado de Saúde (SES) Senac Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Unimed Uniodonto Universidade de Cuiabá (UNIC) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330490/visualizar/