Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 16:20
Por: ANDRÉ XAVIER

    Imprimir


O Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso promoveu na manhã desta terça-feira (13.12) o sorteio da localização das 109 casas populares destinadas a integrantes da corporação, da Polícia Judiciária Civil e Bombeiros Militares lotados em Cuiabá e Várzea Grande. Segundo o Tenente-coronel Raimundo Francisco de Souza, comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e coordenador do processo de seleção interna dos policiais beneficiados, em 170 anos da PM nunca um governador pensou em ajudar os policiais e oferecer uma oportunidade como esta. "Além de investir em cursos de capacitação e na aquisição de armas, veículos e equipamentos, este governo também está investindo no homem, no ser humano, na família”, enfatizou.

O primeiro policial beneficiado, Benedito Xavier de Arruda, recebeu das mãos do comandante Geral da PM, coronel Leovaldo Sales, as chaves da casa 13, quadra 2. O soldado Bombeiro Oscar de Souza Filho foi o segundo contemplado, com a casa 3, na quadra 2.

Das 109 casas, 68 são exclusivas para a PM, nove para o Corpo de Bombeiros, 22 para a Polícia Judiciária Civil, sendo sete para agentes prisionais e as três restantes estão reservadas para o funcionamento de uma creche-escola e seus funcionários. As casas são patrimônio do Governo do Estado e pelo contrato de cessão elas não podem ser vendidas, alugadas, cedidas ou utilizadas para funcionamento de qualquer tipo de comércio.

De acordo com o oficial, as casas pertencem ao Governo do Estado e têm o caráter funcional, já que servirão para abrigar famílias de policiais em dificuldade e, no caso de melhora da condição financeira, ela será ocupada por outro policial necessitado. O mesmo acontece no caso de transferências para o interior do Estado, quando as casas localizadas nos municípios serão usadas por policiais transferidos conforme a necessidade.

“Até hoje o Governo já disponibilizou 92 casas populares para policiais na Grande Cuiabá e interior do Estado: Tangará da Serra (cinco), Vila Rica (seis), em Canarana (cinco), em Feliz Natal (cinco), em Santa Cruz do Xingu (cinco), em Itiquira (10), em Ouro Branco (oito) e em outros municípios”, informou o tenente-coronel Francisco.

As casas estão situadas num conjunto habitacional exclusivo para operadores da Segurança Pública do Estado próximo do complexo Pomeri, no bairro Carumbé, em Cuiabá e deverão ser entregues oficialmente na próxima quinta-feira pelo governador Blairo Maggi em cerimônia no local às 17 horas. Segundo o tenente-coronel, como o conjunto é exclusivo para policiais, o ideal é que todos busquem criar uma associação que promova benfeitorias coletivas, como um muro único do tipo condomínio e apenas muretas entre as casas.

SONHO REALIZADO – Com 27 anos e três meses de polícia, lotado no Centro de Formação de Praças (CFAP), o soldado PM Joaquim Tavares Pimentel não se continha de felicidade. Para ele, a casa é como ganhar na loteria. "Sempre foi meu sonho e eu torcia e rezava para ser sorteado”, desabafou. Ele conta que é casado e sem filhos, mas morava de favor na casa da irmã, no bairro São Mateus, em Várzea Grande, até alugar uma casa a três meses no bairro Jardim das Flores, pagando R$ 150 de aluguel. “Eu saía de casa às cinco horas da manhã com uniforme e desarmado e tinha medo de ser vítima de bandidos. Agora, agradeço a Deus porque vou morar num local mais seguro e ainda vou economizar o dinheiro do aluguel”, ressaltou. Ele foi contemplado com a casa 9 da Quadra 3.

A cabo PM Rosana da Silva Figueiredo, com 22 anos de Polícia Militar e lotada no Comando Geral, disse que a casa é uma benção e ao mesmo tempo um presente de casamento. Ela revelou que vai casar amanhã com outro policial militar e, com a economia dos R$ 240 de aluguel que pagava no residencial São Carlos, irá fazer uma faculdade (curso superior). “Tiro o chapéu pra esse governo, porque no tempo que trabalho nunca vi um governo assim, que investe na educação, estradas, em casas não só para a PM, mas também para os mais carentes”, assinalou.

A investigadora da Polícia Judiciária Civil, Silvana Cristina Cais, lotada na Delegacia Municipal de Cuiabá, estava bastante alegre. "Essa casa caiu do céu e foi mais uma promessa cumprida pelo governador. Eu lembro que na campanha Blairo Maggi falou que ia dar casa para os policiais e está cumprindo”, destacou. Ela é casada e tem três filhas (10,13 e 14 anos) e observou que o processo de seleção foi criterioso e transparente e “só receberam as casa aqueles que necessitam mesmo. A assistente social foi a minha casa porque eu moro de favor e em de outros colegas e verificou a necessidade, conversou com vizinhos para confirmar e, aí sim, ganhamos a casa”, explicou.

Participaram da cerimônia, além do comandante Geral da PM, coronel Leovaldo Sales, o coordenador de Pessoas da Polícia Judiciária Civil, delegado Bibiano Nunes Ferreira Sobrinho e a assessora especial da Setec, Lúcia Andrade, que conduziu o sorteio das chaves.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330495/visualizar/