Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 08:20

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Aréssio José Paquer e a técnica da Secretaria de Planejamento, Luceni Grassi estiveram visitando nesta segunda (12.12), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Fundetec.

O objetivo dos visitantes, segundo o presidente da Fundetec e secretário da Agricultura de Cascavel, Mário José Bracht, foi de conhecer as tecnologias utilizadas no Parque Agroindustrial do Oeste do Paraná para o desenvolvimento da agroindústria no município e região com a meta de utilizá-las no projeto de Agropolo “MT Regional”, que vem sendo desenvolvido em parceria com a Fundetec no Mato Grosso.

Os representantes, - acompanhados pelo presidente da Fundetec, o diretor da Secretaria da Agricultura de Cascavel(Seagri), José Augusto Loyola, diretores e funcionários da Fundetec, passaram por dois dos três centros do Parque gestionado pela Fundetec, o Agroindustrial e o Agropecuário.

No primeiro deles, souberam que tipo de análises os laboratórios de microbiologia, físico-química e de Amidos oferecem aos produtores e empresários da agroindústria. Em seguida, conheceram as incubadoras de informática e as agroindustriais Nutriflora e Fibrative, que também funcionam no Centro Agroindustrial, junto a Fundetec. “Estou impressionado, principalmente com esta experiência com as incubadoras agroindustriais, que dão apoio ao empresário, que, com uma idéia encontra aqui o que precisa para no futuro caminhar com as próprias pernas”, destacou Vettorato.

Experimental - Após a visita nas incubadoras, os visitantes seguiram para o Centro Agropecuário Maria Afonso Costa. No local, ficaram admirados também com toda a estrutura do espaço e as capacitações oferecidas aos produtores da região através dos cursos de Inseminação Artificial e outros voltados para a categoria.

O Viveiro de Mudas foi outro setor que despertou interesse do secretário do MT e dos representantes do Estado. “Estes setores podem nos servir de exemplo para o projeto ‘MT Floresta’, que surgiu no Estado a partir do novo código florestal. A área pecuária de inseminação que segue este módulo de qualificação para os pequenos e médios produtores da cadeia do leite também é outra experiência de sucesso, e porque não, copiá-las”, ressaltou Vettorato.

Resultado - Para o presidente da Empaer, Aressio Parquer, o que pode ser constatado na Fundetec foi várias formas de articulação no resultado final, o que, na opinião dele, é a solução para indústrias, produtos e para o produtor, a um custo muito baixo. “Já se pode dizer com certeza que com essas alternativas, desde a organização de laboratórios até a capacitação, é algo que custa pouco para o setor público, mas que dá resultado muito grande para a sociedade. Olhando aqui e pensando em Mato Grosso, percebe-se que muitas coisas poderão ser aplicadas lá a partir desta visita”, avaliou. “Realmente é bastante representativo. Sempre quando se pensa em desenvolvimento regional, temos o Paraná como modelo, e o que se pensa em nível regional no MT é fazer isso de forma articulada com Cascavel”, completou Luceni Grassi, da Seplan.

Encerrando a visita na Fundação, os representantes se reuniram com o prefeito de Cascavel Lísias de Araújo Tomé, que na oportunidade, destacou que o município tem muito a ensinar para os Estados, mas também a aprender. “A troca de experiências vai ajudar muito ambos estados e municípios envolvidos. Mato Grosso enfrentou muitas dificuldades em função da febre aftosa e da seca, por isso os dois (MT e Cascavel) têm muito a ganhar”, disse o prefeito.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330612/visualizar/