Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 08:06

    Imprimir


Parceria entre SEMA e prefeitura local vai resultar em ações de educação ambiental e, inclusive, na construção de um Observatório Astronômico no local, um dos cartões postais da Grande Cuiabá.

A Secretaria de Estado de Meio-Ambiente (SEMA) inicia esta semana um trabalho de fiscalização da ocupação do entorno do Morro de Santo Antonio, um dos cartões postais das cidades de Santo Antonio de Leverger - onde está localizado -, Cuiabá e Várzea Grande. O trabalho a ser feito pelos fiscais da SEMA visa regularizar a ocupação, com retirada de cercas e edificações em locais proibidos, num processo de revitalização do morro, que compreende ainda a instalação de um Posto Avançado da Secretaria, onde deverão funcionar inicialmente fiscalização e também um posto de observação da Defesa Civil, além de programas de Educação Ambiental.

A decisão de trabalhar a revitalização do morro foi tomada pelo secretário Marcos Machado no último sábado (10.12), depois de visitar o local, a convite do prefeito Faustino Dias Neto. Os dois fizeram a visita acompanhados de secretários municipais, vereadores e do presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Morro de Santo Antonio, Raimundo Miranda Lopes, que faz um trabalho voluntário de proteção daquele patrimônio natural há anos.

“Vamos iniciar imediatamente a fiscalização. Quem tiver feito obras irregulares, como cercas ou edificações, na faixa de domínio do morro, terá 30 dias para retirá-las espontaneamente. Depois disso, a nossa equipe procederá a retirada e aplicará multa contra os responsáveis”, salienta o secretário Marcos Machado.

De acordo com ele, a SEMA vai estudar a possibilidade de instalar no local um Posto Avançado para servir também como apoio para programas de educação ambiental e ecologia, já “que o local é muito aprazível, um verdadeiro recanto natural praticamente dentro da cidade. Vamos criar as condições para fazer o máximo uso dele, inclusive como alternativa para a sua preservação”.

A sugestão dada pelo prefeito Faustino Dias é tornar o morro um local de turismo e lazer, exatamente por suas belezas e acesso fácil tanto à população levergense, como também para os cuiabanos e várzea-grandenses. A idéia inicial é a construção de um observatório astronômico ou até um planetário.

“Quase 1 milhão de pessoas vivem na grande Cuiabá. O morro, que é muito importante para a história e cultura de Santo Antonio, também pode ser explorado racionalmente por Cuiabá e Várzea Grande, como mais uma opção de lazer barato, além de educação ambiental. Foi isso que tentamos mostrar ao secretário Marcos Machado, que percebeu isso ao visitar o morro pela primeira vez”, observa o prefeito.

DRAGAS – Depois de visitar o morro e escalá-lo, o secretário Marcos Machado e o prefeito Faustino Dias também visitaram uma draga que retira areia do rio Cuiabá, no perímetro urbano do município. A exploração da atividade, que conta com licença ambiental da antiga FEMA, tem gerado muitas críticas e reclamações dos moradores da região.

Machado disse que enviará uma equipe da SEMA para fazer novos estudos de impacto ambiental da atividade na região, e recomendou ao prefeito para não renovar o alvará de funcionamento de todas as dragas que funcionam no rio Cuiabá em Santo Antonio – que vencem este mês -, enquanto esses estudos não estiverem concluídos.

“A exploração de areia pode ser benéfica ao rio, desde que feita adequadamente. Pode inclusive cumprir um papel de desassorear o rio. Mas, não pode ser feita em qualquer lugar, precisamos de estudos para definir isso, e é o que faremos imediatamente, até porque já temos uma equipe de técnicos da SEMA fazendo um levantamento minucioso do rio a partir de Cuiabá. Eles estão descendo o rio e chegarão a Santo Antonio em breve”, revelou o secretário.

ATERRO SANITÁRIO – O prefeito também levou o secretário no local onde funcionava até meados deste ano o aterro sanitário do município. Santo Antonio não tem até o momento um local adequado para a destinação de resíduos sólidos, uma vez que todas as áreas indicadas pela prefeitura nos últimos anos foram rejeitadas pelo órgão ambiental estadual. Por causa disso, a prefeitura destina os resíduos produzidos na cidade, em torno de sete toneladas por semana, no aterro sanitário de Cuiabá, graças a um convênio celebrado entre Faustino Dias e Wilson Santos.

O prefeito solicitou ao secretário estudos para a aprovação de uma área adequada em Leverger, uma vez que o custo de transporte do lixo da cidade até Cuiabá, num trecho de mais de 50 km, onera muito os cofres municipais. Machado respondeu que vai estudar esse problema também.




Fonte: DA KGM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330625/visualizar/