Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 13:16
Por: ANDRÉ MICHELLS CARVALHO

    Imprimir


Dar uma paradinha de alguns minutos no trabalho dentro da empresa, ao contrário, do que possa parecer, ajuda e muito o desempenho profissional e, conseqüentemente a produtividade dos funcionários. A tese é defendida por profissionais de fisioterapia e educação física.

No Japão, por exemplo, país com uma das mais altas taxas de produtividade do mundo, a grande parte das empresas não começa o dia de trabalho sem que antes os funcionários pratiquem exercícios físicos. A prática de exercícios, além de melhorar o sistema imunológico, libera no cérebro uma substância chamada serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

O Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) implantou, através do setor de gestão de pessoas, um sistema de ginástica laboral dentro da empresa. Três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), sempre das 15h às 17h. Um especialista em fisioterapia vem até a estatal e ministra as aulas da chamada sinesioterapialaboral (terapia de movimento).

“Hoje o que acontece nas empresas brasileiras é justamente o contrário, são as pessoas que têm de se adaptar aos locais de trabalho e isso pode acarretar sérios problemas de saúde, como lesões nos punhos, na coluna e nas pernas, além, do estresse, é claro”, avalia. Segundo o fisioterapeuta, o trabalho é de longo prazo e o maior desafio é a continuidade. “As pessoas não podem desistir, têm de continuar a praticar exercícios, é uma questão de saúde, mas sobretudo de consciência também”, finaliza.

Os servidores aprovaram a idéia e a participação chega a 90%. De acordo com o especialista, Tiago Funabashi, além dos exercícios físicos e de correção postural, um outro trabalho na empresa: um programa ergonômico, que visa a adaptar os ambientes da empresa aos profissionais.

“Eu acho ótimo este trabalho, melhora bastante nossa concentração no trabalho", diz a servidora Marilei Silva. Já para o servidor Andrés Barbosa, além de melhorar a postura, a atividade tem um outro fim fora da empresa. “Isso [ginástica laboral] nos estimula a praticar exercícios físicos periódicos, que é muito bom pra saúde”, avalia.





Fonte: Assessoria/Cepromat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330721/visualizar/