Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 13:08
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


Uma única cerimônia ecumênica oficializou neste domingo (11.12) a união de aproximadamente mil casais de Cuiabá e Várzea Grande. O evento foi realizado no ginásio de esportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que ficou lotado de amigos e familiares dos noivos. Sem contar com as pessoas envolvidas diretamente neste trabalho, servidores estaduais, voluntários do Rotary, Lions, maçonaria, igrejas e lideranças comunitárias. O casamento foi uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e demais parceiros.

O evento contou ainda com a presença do governador Blairo Maggi, da secretária e primeira-dama, Terezinha Maggi e demais autoridades locais.

A cerimônia estava marcada para às 9h, mas muito antes do horário os casais já se aglomeravam do lado de fora do ginásio, devido a tanta ansiedade.

O casal Raimundo Henrique Silva, 79 anos e Ana Soares da Costa, 83 anos, serviu de exemplo. Juntos há 57 anos, só agora tiveram a oportunidade de oficializar a união. “Temos uma família formada. São oito filhos, nove netos e cinco bisnetos, que podem agora participar do nosso casamento. Estamos realizando um desejo antigo, que significa muito para nós dois”, contou, emocionado, Raimundo Silva.

Ângela Conceição de Pinho, 58 anos, e Pedro Manuel dos Santos, 48 anos, vivem juntos há três anos. Eles se conheceram na igreja e é por causa da religião que decidiram legalizar a situação civil. “Queremos muito a benção da nossa igreja sob nosso casamento. Sabemos da importância que este ato tem perante Deus. Também estamos realizando um sonho nosso”, contou Ângela.

Para Franci Maria da Silva e José Santana, o casamento foi um momento de plena emoção e que exigiu a preparação dos noivos como manda o figurino. “Sempre sonhei em casar de branco, vestida de noiva. Esse casamento pode ser comunitário, junto a demais casais, mas ainda assim trata-se do meu casamento. Por isso, vim da forma como sempre sonhei. Alugamos nossas roupas e trouxe minha filha como a dama de honra desta união. Inclusive uma festa nos espera em casa”, comentou Franci.

Encerrada a cerimônia, o governador Blairo Maggi cumprimentou os noivos. “Parabenizo a todos os casais pela vontade que tiveram em realizar este casamento. Para alguns, essa é forma de oficializar uma situação antiga, o que demonstra a preocupação da população mato-grossense em viver de acordo com a Lei. Temos que agradecer as igrejas, lideranças comunitárias e aos clubes de serviço, que transformaram este sonho em realidade”, afirmou.

Para a secretária Terezinha Maggi, o casamento comunitário é mais uma ação de cidadania do Estado, que tem o dever de promover a inclusão social dos menos favorecidos. “Fico feliz em presenciar uma cerimônia desta magnitude, atendendo mil casais. São pessoas que não têm condições de pagar por um casamento tanto no âmbito Civil como no Religioso, mas que tinham este desejo de legalizar a situação", ressaltou.

Para o evento, o ginásio da UFMT recebeu uma decoração especial do decorador Sandro Vilar. Os casais também fizeram fotos e serão presenteados com os retratos. “Essa é a recordação que eles terão de um momento muito significativo na vida de cada um, frisou a secretária Terezinha Maggi.

A ação reuniu Setec, Fundação de Promoção Social (Prosol), Defensoria Pública, Tabelionatos civis de Cuiabá e Várzea Grande e Corregedoria de Justiça, além de demais parcerias.

MUNICÍPIOS – Este ano o Estado já oficializou a união de 292 casais, sendo 132 em Cuiabá, 60 em Várzea Grande, 60 em Poxoréu e 100 em Rondonópolis.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330723/visualizar/