Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 03 de Dezembro de 2005 às 08:40

    Imprimir


Arte contemporânea com técnica mista em acrílico e óleo sobre tela, o inconfundível artista plástico, Clóvis Hugueney Irigaray é apaixonado por índios e retrata em suas obras madonas e caracteriza “índios santos” que estarão em cartaz na exposição individual, que ocorre de 4 a 10 de dezembro, das 10 às 22 horas, no mall do Goiabeiras Shopping.

Irigaray é um dos artistas que junto com Adir Sodré, João Sebastião e Júlio Cesar integram o “Natal Goiabeiras tem o espírito do Brasil, tem a nossa cara”. Eles criaram cada um, duas obras de arte exclusivas para o Goiabeiras, sendo então oito modelos diferentes que retratam um Natal bem brasileiro, com a proposta de preservação da natureza. As telas foram reproduzidas em gravuras colecionáveis que podem ser adquiridas pelos clientes, através da troca por cupons ficais das lojas do shopping no valor de R$ 150,00 acumulados.

C.H Irigaray, Clóvis H. Irigaray e Irigaray são as assinaturas que o artista usa no registro das suas obras, que na maioria, a arte religiosa é constante. Ele não se prende a nenhuma escola com obras tridimensionais. Seu relacionamento com a pintura não é por mero acaso, sua mãe já era pintora. Com cinco anos de idade ele começou os seus primeiros rabiscos, época na qual expressava seu talento para o pastel um hiper-realismo fotográfico.

Clovito, como é conhecido no meio artístico, carrega em sua bagagem medalhas de ouro, prata e bronze. A sua artística é intensa com obras espalhada por todo o país e adquirida por diversos colecionadores nacionais e internacionais. Ele sobrevive da própria arte, de acordo com Heleninha Botelho, marcham e proprietária da galeria de artes N´Artes, Irigaray contabiliza cerca de oito mil telas vendidas. Críticas são o que não faltam no currículo desse artista, que segundo Oscar D´Ambrósio, que é jornalista, editor do jornal Unesp e membro da Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA-Seção Brasil), o poder expressivo das obras de Clóvis Irigaray impressiona. Suas obras são um denso e solene grito de angústia, num movimento isolado de busca de transformação do mundo. Assim, figuras e ícones, da arte clássica são remostrados por uma óptica original. Ainda de acordo com o critico, as obras do artista, ganham releitura e interpretação com cores indígenas, num diálogo que respeita a tradição e a subverte com uma proposta bem definida.

Irigaray é um homem livre, inquieto, que coloca em cada tela, a sua visão humanitária diante da vida, despertando amor e admiração. Ele, além de não seguir regras acadêmicas, também não segue padrões sociais, Clovito é pura emoção. Quando inspirado, chega a pintar em apenas um dia, uma média de cinco telas. Porém quando não está afim, não força a natureza.

“Os desenhos no corpo do artista são a maneira que ele encontrou para imprimir o seu conceito de vida. Quem critica sua maneira irreverente, não o conhece de fato”, define Heleninha Botelho.

Serviço O QUE: Exposição individual de Clóvis Irigaray ONDE: Goiabeiras Shopping QUANDO: de 4 a 10 de dezembro HORÁRIO: 10 às 22 horas QUANTO: Acesso gratuito




Fonte: Studio Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332066/visualizar/