Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 09:25

    Imprimir


Como formuladora e condutora da política estadual de saúde cabe à Secretaria de Estado de Saúde (Ses) adotar estratégias que viabilizem o alcance de seu objetivo maior, que é o de levar serviços cada vez mais perto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com excelência e qualidade. Para isso a Ses vem promovendo e fortalecendo parcerias com os municípios. “Um exemplo desse tipo de participação é o mutirão ‘Saúde Várzea Grande’”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro. “Os municípios são os parceiros naturais da Ses nas ações. É com os municípios e para os municípios que as ações são planejadas e, por isso, as estratégias adotadas pela Saúde sempre priorizam as relações com os municípios”.

A terceira edição do mutirão “Saúde Várzea Grande” superou as expectativas da prefeitura de Várzea Grande e da Secretária de Estado de Saúde. Enquanto a estimativa de atendimento foi calculada em 4.000 pessoas, porém um total de 7.173 foram atendidas na escola municipal Ednilson Francisco Kolling, no bairro Jardim Manaíra, loteamento Chapéu do Sol.

Esse número fez com que os atendimentos do “Saúde Várzea Grande” ultrapassasse a barreira dos dez mil atendimentos. Nas três vezes em que foi editado o mutirão sempre atendeu pessoas em bairros periféricos, afastados do centro do município.

A área de maior procura por atendimento de saúde, nesse mutirão, foi a de pediatria. Um total de 706 consultas médicas a crianças foi realizado no mutirão, ficando em segundo lugar a área de clínica geral, com 640 consultas a moradores locais. Esse atendimento médico gerou a solicitação de 391 exames laboratoriais já agendados para serem realizados pelo MT - Laboratório.

O evento tornou possível ainda a realização, em parceria com a Cruz Vermelha, de 350 testes de glicemia, para verificação de taxa de açúcar no sangue. Outros 350 testes de acuidade visual foram realizados em parceria com o Detran e detectaram, para esses moradores, a necessidade de uso de óculos para correção de problemas de visão.

Outro setor bem freqüentado pela população, que compareceu ao colégio Ednilson Francisco Kolling, foi o de vacinação: 28 pessoas foram vacinadas contra a hepatite b, 96 foram vacinadas contra a febre amarela e 26 crianças receberam a vacina tríplice-viral. Um serviço inédito, que foi fornecido graças a participação voluntária de um médico ginecologista, foi possível atender 42 pessoas mulheres com o exame de colo de útero. O secretário municipal de Saúde, Arilson Arruda, quer que o serviço se torne uma constante nos mutirões do próximo ano.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332305/visualizar/