Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 15:40
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


A comunidade do distrito de Vila Progresso, localizada no município de Salto do Céu (a 383 km de Cuiabá), com o apoio da Assessoria Pedagógica e o poder Executivo Municipal, vai incentivar a abertura de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto LetrAção para 2006. Essas turmas funcionarão na Escola Estadual Rural Vila Progresso, que atualmente está com mais de 85% de sua capacidade ociosa por falta de alunos.

Essa foi a principal pauta de uma reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira (30.11), entre a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, o prefeito José Antônio da Silva, o deputado estadual José Carlos de Freitas e demais lideranças do município, que temem pelo fim do Distrito.

A unidade escolar, distante 22 km da sede do município, possui seis salas e capacidade para 600 alunos. Contudo está sendo sub-aproveitada, porque atende somente 74 estudantes, enquanto nas duas escolas estaduais da sede do município sobram vagas. “Para continuar em funcionamento, nós precisamos dar vida à escola. E só conseguiremos este objetivo com a ajuda da comunidade. Caso não consigamos esse resultado, poderemos redimensionar a rede estadual no município”, ressaltou ela.

Do total de 74 estudantes que são atendidos pela instituição de ensino, 25 estão distribuídos nas três fases do Primeiro Ciclo, 19 nas três fases do Segundo Ciclo e 30 nas séries finais do Ensino Fundamental. Para atender esta pequena demanda, a escola possui 10 professores e demais servidores do quadro administrativo da instituição.

“É um custo muito alto para o Estado manter a escola funcionando com apenas esse público, tendo em vista que existem vagas de sobra nas escolas da sede. Além disso, o próprio aluno perde na qualidade da Educação, uma vez que o debate em uma sala de 30 alunos é muito mais produtivo do que em uma sala de quatro ou seis estudantes, como é o caso Vila Progresso”, explica a secretária.

Diante disso, o prefeito, juntamente com demais lideranças do município que participavam da audiência, se comprometeram a buscar mais alunos para a EJA e para o Letração. “Nós temos que lutar para acabar com o analfabetismo. E estamos conseguindo, segundo o IBGE, nós já reduzimos o analfabetismo em torno de 2% durante esta gestão”, frisou a secretária. “Hoje temos alunos de 82 anos”, exemplificou.

A secretária comunicou ainda ao prefeito, que será feito um redimensionamento nas escolas estaduais de Salto do Céu. Todos os 746 alunos da rede estadual serão concentrados na Escola Estadual Professora Olegair Ilda, que foi recentemente reformada pelo Estado e possui capacidade para 900 alunos. Já a EE. Deputado Francisco Vila Nova será cedida ao município para que o prefeito trabalhe com os alunos da rede municipal. --------------------------------------------------------------------------------




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332436/visualizar/