Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 13:49
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Alto Paraguai, MT - Duas ações do Governo do Estado foram recebidas nesta terça-feira (29.11), com festa pela população do município de Alto Paraguai (218 km ao Médio-Norte). A região foi contemplada, através do Instituto de Terras de Mato (Intermat), com a doação de 150 metros de canos PVC que vão substituir a tubulação de água no bairro Zacarias de Jesus, periferia da cidade, e 8,5 mil metros de mangueiras com conexões e caixa d'água para fazer o abastecimento no assentamento Brumado, localizado a 50 km da sede.

O município que no passado foi um grande produtor de riquezas em garimpos de diamantes hoje sofre com a depressão do extrativismo mineral, que estagnou a economia, provocando êxodo dos moradores. Dentre os principais problemas que a cidade enfrenta está o precário abastecimento de água que deixa a população por dias sem o produto.

A moradora Liberata Isabel, será uma das beneficiadas com a troca da encanação da rua Polo 11 do bairro Zacarias de Jesus . Segundo ela na seca a água não chega até as casas e quando chega não tem força suficiente para subir nas caixas d’águas. “Quando é no tempo da seca a água fica muito fraca. Demora pra chegar”, disse.

Conforme o prefeito Umbelino Alves Campos, a rede de abastecimento da cidade é antiga, tem pelo menos 50 anos, o que está ocasionando transtornos à população. “A água não chega até todas as casas porque as tubulações são antigas e não aguentam a pressão”, afirma.

A segunda ação, vai resolver o abastecimento de água da comunidade rural Brumado, que há mais de 20 anos sofre com a falta d’água. Para solucionar o problema, os moradores de Brumado vão implantar um projeto de captação de água por gravidade para atender pelo menos 300 famílias que moram na localidade, incluíndo duas igrejas, uma escola e uma associação.

Para o morador Luiz Amâncio, 62 anos, que nasceu e cresceu na região e há 27 mora efetivamente na comunidade, água é a maior necessidade das famílias. Conforme Amâncio, as famílias utilizam água de um córrego que passa nos fundos e que está suja. “A gente tem um sonho de ter uma água permanente pra beber e plantar uma roça”, disse.

De acordo com o presidente da associação de produtores de Brumado, Valdeci Almeida Chagas, as obras do projeto de captação serão executadas pela comunidade por meio de mutirão.

O Intermat está investindo cerca de R$ 22 mil na região de Alto Paraguai para solucionar o abastecimento nas duas comunidades. Segundo o presidente do Intermat, Jair Mariano, o Governo está tentando criar políticas regionais para desenvolver em alguns municípios vocações enconômicas específicas. Mas antes, conforme Jair Mariano, precisa resolver questões como o problema de distribuição de água. “A gente coloca a água como aspecto fundamental para as famílias, que com pequenos investimentos o Governo está resolvento e frutificando outras ações”, assegurou Mariano.

O município de Alto Paraguai integra o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social da Bacia do Alto Paraguai, formado por 11 municípios do Médio-Norte. A idéia é identificar a cadeia produtiva desses municípios para serem utilizadas em projetos para fomentar a econômia da região. O consórcio já identificou as cadeias produtivas da heveicultura (seringueira), fruticultura (abacaxi), avicultura, pecuária leiteira e ovinocultura, fontes econômicas para alavancar o desenvolvimento da região. Também vai implantar dois viveiros para produção de mudas frutíferas – um em Nova Olímpia e outro em Arenapólis




Fonte: Assessoria/Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332461/visualizar/