Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 13:39
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), formou 30 empregadas domésticas e 59 garçons em Cuiabá. Os profissionais receberam certificados do curso de qualificação na manhã desta quarta-feira (30/11). O projeto, que tem parceria com o Banco do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), é desenvolvido em 31 municípios mato-grossenses e, até 2006, irá qualificar cerca de mil profissionais.

“Foi importante para mim, mesmo trabalhando como doméstica há seis anos aprendi coisas novas e interessantes”, afirmou Terezinha Márcia Lino, que participou do curso de 90 horas/aula, durante 28 dias. Ela e as colegas tiveram aulas de Economia e gerenciamento doméstico, Segurança no lar, Cidadania, Culinária e Marketing Pessoal.

Para o garçon desempregado Jani Alves de Arruda, o curso é sinônimo de facilidade para encontrar uma vaga no mercado. “Agora será mais fácil encontrar um emprego”, observou Arruda. Ele, como os outros participantes, teve Introdução ao turismo e hotelaria, Noções de ética e trabalho, Noções de segurança no trabalho, Restaurante, Técnicas de trabalho do garçon, Menus e cardápios, Técnicas de serviços e Técnicas de combate a incêndio e primeiros socorros. O curso foi ministrado durante 20 dias.

De acordo com a técnica da Setec, Rosinei Calsavara, a segunda etapa do curso é a inserção dos profissionais qualificados no mercado de trabalho. “Isso será feito através da parceria com o Sine (Sistema Nacional de Empregos)”, explicou Rosinei.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Nilza Rosa, lembrou que desde que atua no conselho (1999), é a primeira vez que testemunha a preocupação do Governo do Estado com essas categorias. “Esse governo tem se preocupado muito com a qualificação dos profissionais de todas as áreas. Em seis anos de atuação é a primeira vez que vejo o Estado oferecer curso para empregadas domésticas, por exemplo”, salientou.




Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332462/visualizar/