Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 07:15
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O projeto Parceria Rural – Agricultura encerra suas atividades de 2005 atendendo o município de Gaúcha do Norte (595 km a oeste de Cuiabá). Na sexta-feira (25.11) iniciou o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas, que termina no dia 08 de dezembro. Oitenta alunos participam das aulas que acontecem em uma sala do Centro de Convivência do Idoso.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho, o próprio governador Blairo Maggi reforçou a necessidade de atendimento na região. “Em função do desenvolvimento agrícola, o governador ressaltou a importância de atendermos a localidade através de cursos de qualificação nesta área”, frisou.

A cidade conta com um pouco mais de quatro mil habitantes e está em desenvolvimento. “Trata-se de um município muito carente, que necessita da ajuda do Governo do Estado no sentido de implementar políticas que estimulem e desenvolvam oportunidades de trabalho e emprego. A prefeitura também ofereceu total apoio à realização do curso. Inclusive, por falta de estrutura física, as aulas práticas serão realizadas em uma rua da cidade, que será interditada durante as aulas. Todos estão muito empenhados e envolvidos com a capacitação”, salientou a coordenadora do projeto.

Apenas 40% dos alunos já operavam tratores, o restante não tem experiência na área. “Temos quatro mulheres entre os alunos. Para a maioria, este é o primeiro contato com máquinas e implementos agrícolas. Até mesmo o vice-prefeito da cidade participa do treinamento, já que é agricultor e pretende adquirir experiência para ajudar os participantes mais tarde”, contou Rosamaria.

Ainda este ano o município será atendido também pelo projeto Parceria Rural – Pecuária, através do curso de vaqueiro.

PARCERIA RURAL – AGRICULTURA - Em 2005, através do curso para operadores de máquinas e implementos agrícolas, o projeto já beneficiou os municípios de Rondonópolis, Cláudia, Canarana, Campo Verde, Primavera do Leste, Nova Mutum, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Diamantino e Peixoto de Azevedo. Já foram qualificados 1175 trabalhadores.

O projeto também atendeu os municípios de Primavera do Leste e Sorriso, através do curso de secagem e armazenagem de grãos. Foram qualificados nesta área 185 pessoas.

São parceiros no projeto as empresas Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, John Deere, Dymak, AD – Agricultura Satelital de Precisão e Basf.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332728/visualizar/