Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 07:14
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Em Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) 16 alunos participam do curso de vaqueiro, que integra o projeto Parceria Rural – Pecuária, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). O Município, inclusive, já foi atendido outras vezes pelo projeto neste ano. As aulas são realizadas na fazenda Estância Bahia, de propriedade do pecuarista Maurício Tonhá e encerram no dia 04 de dezembro.

“Em maio viemos à cidade para realizar o treinamento. O número de inscrições superou as expectativas da coordenação do projeto, que decidiu beneficiar o Município abrindo duas turmas, com cera de 15 alunos cada. Novamente estamos aqui para atender a demanda da região, que absorve profissionais e requer mão-de-obra qualificada nesta área ”, frisou o coordenador do projeto, José de Abreu.

O curso também aproveita a 3ª etapa da campanha contra a febre aftosa para repassar aos alunos noções sobre a vacinação em rebanhos bovinos. A vacinação encerraria no dia 1º de dezembro, mas o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogaram até o dia 10 a campanha contra a aftosa em Mato Grosso.

“Essa é a oportunidade que os participantes têm de aprender na prática todas as técnicas de vacinação, sem contar que desta forma já colaboram com uma importante campanha. Essa prorrogação, em decorrência da distribuição e chegada da vacina no Estado, oferece um pouco mais de tempo para que os produtores vacinem todo seu rebanho. Cabe agora aos pecuaristas cumprirem com sua obrigação. Nós, que ministramos o curso de vaqueiro, temos a responsabilidade de ensinar aos alunos a maneira correta de realizar este trabalho, sem desperdício e total garantia de imunização”, explicou José de Abreu.

O curso segue de Água Boa para o Município de Gaúcha do Norte, onde encerra o cronograma de atividades de 2005 no dia 17 de dezembro. O projeto já atendeu este ano os Municípios de Poconé, Paranaíta, Guarantã do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Água Boa, Santo Antonio do Leverger, Reserva do Cabaçal, Curvelândia, Santa Terezinha, Vila Rica, Cáceres, Pontes e Lacerda, Novo São Joaquim e Itiquira.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332729/visualizar/