Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 09:50

    Imprimir


O estudo do Nupelia dividiu a região afetada em quatro zonas. A primeira delas é o próprio reservatório da usina. A segunda abrange Chapada dos Guimarães, Nobres e Rosário Oeste. A terceira concentra os municípios de Acorizal, Cuiabá e Várzea Grande. Na zona quatro, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Foram considerados entre 30% e 25% dos pescadores em atividade nestas regiões.

Os pescadores que participaram do estudo tiveram de preencher fichas de acompanhamento diário da quantidade e da variedade dos peixes capturados. O resultado deste trabalho identificou queda na captura, mas apenas no período entre 2000 e 2001 e naquelas regiões onde a pesca é mais dependente do fenômeno da lufada.

“As capturas médias mensais de pescado nos dois primeiros anos, 2000 e 2001, foram menores que as dos anos subseqüentes, com os maiores valores registrados em 2002. O caráter incipiente da lufada nos dois primeiros anos, quando os níveis do rio foram baixos, explica as baixas capturas, dado que o rendimento das pescarias acima de Acorizal dependem desse fenômeno biológico”, diz um trecho do estudo. (RV)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332930/visualizar/