Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 09:35
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Moradores do bairro Asa Bela, em Várzea Grande, têm acesso a uma série de serviços neste domingo (27.11), na Escola Estadual Arlete Maria da Silva. O Mutirão da Cidadania está na região desde às 8h e até às 16h oferece a comunidade local emissão de documentos, palestras educativas, orientações odontológicas, aferição de pressão arterial, orientações ao consumidor, corte de cabelo, informações sobre aposentadoria e outros assuntos previdenciários, atividades recreativas e de lazer e muitos outros serviços. O mutirão é coordenado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania e de Justiça e Segurança Pública, em parceria com o INSS.

Um dos serviços mais procurados ainda é a emissão de carteiras de identidade e trabalho, CPF, título de eleitor ou certidão de nascimento. Além de grande parte da população não ter algum desses documentos, existem vários casos de perda, roubo ou extravio. “A primeira via da minha identidade molhou há muito tempo e quase não dava para ler os números. Sem contar que quando fiz o primeiro RG, não sabia ler e escrever, Hoje freqüento a escola e já sei assinar meu nome no documento. Há algum tempo pesquisei quanto ficava para tirar a segunda via e teria que pagar R$ 36 pelo serviço. Através desse mutirão, terei minha identidade de graça”, contou a dona-de-casa, Maria Helena de Anunciação, 49 anos.

O mesmo aconteceu com o operador de telemarketing, Sérgio Tomaz Cardoso, que foi ao mutirão atrás da emissão da segunda via do documento. “Além da emissão do RG, aproveitei para cortar o cabelo. Gostei muito deste evento, que se preocupa com a comunidade carente. Já ouvi falar do Mutirão da Cidadania, mas realmente não tinha idéia da grandiosidade e da quantidade de serviços oferecidos gratuitamente à população. Sem contar que isto é feito num sábado, quando as pessoas não trabalham e podem vir contemplar e ser beneficiado pela ação”, disse.

Na sala do Sistema Nacional de Emprego (Sine), só na primeira hora de atendimento, foram emitidas 228 carteiras de Trabalho.

De acordo com a coordenadora do Mutirão da Cidadania, Lilita Rodrigues, neste ano de 2005 este já o terceiro mutirão realizado em Várzea Grande. “Já foram cerca de 14 mutirões se somarmos os realizados em Cuiabá e Várzea Grande. Incluindo os realizados no interior do Estado, já foram mais de 60 mil atendimentos. Neste evento no bairro Asa bela, esperamos um público de 10 mil pessoas. O Mutirão da Cidadania não contempla somente o bairro selecionado para a realização do evento, mas também os moradores das regiões vizinhas”, frisou.

As atrações culturais serão no período da tarde. Terão shows artísticos com Lilita Rodrigues e American Trio e apresentações teatrais de Dito Bocaiúva.

O Mutirão da Cidadania encerra suas atividades de 2005 no dia 11 de dezembro, quando os moradores da região do Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, terão acesso aos serviços do evento. O Mutirão do Governo do Estado retoma suas atividades em janeiro de 2006.




Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332940/visualizar/