Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 09:04
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Ao fortalecer e satisfazer as necessidades de famílias de trabalhadores rurais o Programa Nossa Terra, Nossa Gente, desenvolvido pelo Instituto de Terras de Mato (Intermat), resolve problemas como o da terra, da moradia e do trabalho, mas sobretudo realiza sonhos. Como o que está acontecendo em Porto Espiridião (326 km ao Oeste).

Nesta sexta-feira (25.11), o governador Blairo Maggi e comitiva, antes de iniciar sua agenda na região, foi conhecer a Vila Rural Meu Sonho, com 46 famílias beneficiadas, que está em fase de implantação. Durante sua visita, ele observou que mesmo não estando acabada, as famílias já estão cultivando as terras e estão empenhadas em terminhar suas casas para ficar definitivamente no local.

Como Blairo Maggi constuma sempre ressaltar esse é um programa de justiça social, que por isso está provocando o Governo Federal no sentido de que ele possa ajudar Mato Grosso a comprar terras, transferindo para o Governo Títulos da Dívida Agrária (T.D.A). “Se conseguirmos fazer isso, aí poderemos aumentar o programa Nossa Terra Nossa Gente, não só aqui, mas em todo o Estado e fazer um programa de justiça social e redistribuição de renda no Estado de Mato Grosso, principalmente fazer com que aqueles que ajudaram a construir esse Estado possa também ter a oportunidade de usufruir as coisas boas do Estado”, frisou.

Muitos pais de famílias que antes estavam desempregados e pagavam aluguel, agora estão trabalhando na sua terra e construíndo a sua casa, a exemplo do agricultor José Bezerra da Silva, 75 anos, que trabalhou a vida inteira em terras dos outros e há 5, estava morando na cidade. Segundo ele, seu maior sonho era voltar para o campo, o que foi realizado este ano com implantação do Programa Nossa Terra, Nossa Gente na região. “Pela primeira vez eu ganhei terra, era meu sonho. Tinha vontade de possuir um pedacinho de terra, pra plantar minhas coisas”, disse o agricultor.

Para o agricultor Abel Neto dos Santos, 66 anos, a terra e a casa significam esperança de dias melhores. “Com o esforço da família, a gente tem mais prosperidade de conseguir mais coisas. O que a gente plantar aqui dá, basta ter coragem de trabalhar. Com ajuda desse governo conseguimos melhorar de vida”, agradeceu.

Glória D’ Oeste - No município de Glória D’Oeste (312 Km a Oeste), o governador Blairo Maggi, juntamente com o presidente do Intermat, Jair Mariano, autoridades estaduais estaduais e locais, inauguram um poço artesiano com rede de coletiva de água, que beneficia 100 famílias da comunidade Nogueira. Na região o Intermat investiu cerca de R$ 30 mil na construção de dois poços artesianos, um na zona urbana e outra na rural para a comunidade de Gamelão, localizada a 20 km da sede do município.





Fonte: Assessoria/Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333299/visualizar/