Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 08:41
Por: André Xavier

    Imprimir


Dando prosseguimento ao workshop “Comércio Exterior e Políticas Públicas de Desenvolvimento Econômico”, aberto na manhã desta sexta-feira (25.11) no auditório da União de Ensino Superior de Diamantino (UNED) pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot e o prefeito municipal, Chico Mendes, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Pedro Nadaf, ministrou a primeira palestra do período vespertino para cerca de 150 pessoas presentes ao evento.

De acordo com Pagot, o workshop tem como objetivo oferecer conhecimento, capacitação e abrir um leque de perspectivas aos empresários da região incentivando a exportação de seus produtos. O secretário salientou que na busca do desenvolvimento econômico de Mato Grosso, o Governo do Estado cumpre o seu papel de disseminar cada vez mais para pequenos e médios produtores e empreendedores, os procedimentos técnicos e mercantis utilizados no processo de exportação desses produtos fomentando novos negócios e gerando riquezas. “O wokshop é um dos instrumentos dessa política de Governo e pretendemos realizá-los em vários municípios do Estado. Na verdade este é um projeto piloto de interiorização e ampliação de conhecimentos sobre novas oportunidades de negócios”, observou.

O prefeito de Diamantino agradeceu ao secretário pela iniciativa de realizar o evento na região do Médio-Norte e afirmou ver nesse instrumento o incentivo para a abertura de novas alternativas econômicas. “O Governo do Estado em inúmeras ações tem se dedicado ao atendimento dos anseios da população rumo ao desenvolvimento econômico, mas é preciso que os municípios também se ajudem compartilhando tarefas e procurando se adequarem à nova realidade de dificuldades em todo o país” ressaltou Pagot.

Para o secretário, a questão não é só pavimentar as estradas que ficaram esquecidas durante muito tempo, como o Governo do Estado já vem fazendo, mas procurar também executar obras com qualidade e com preço competitivo. ”Um dos exemplos que posso citar é a MT 010 onde o Governo do Estado construiu 84 quilômetros e recuperou 16 quilômetros ao custo de R$ 270 mil o quilômetro quando numa estrada federal próxima, o Governo Federal pagou R$ 800 mil o quilômetro”, observou.

Uma das participantes do evento, a agro-empresária, Marinês Cristofolli Parisenti destacou a importância de eventos como este e elogiou a iniciativa do Governo do Estado, pois “de posse das informações, nós, produtores estaremos aptos a conduzir nossos próprios negócios eliminando a figura do atravessador nas operações com exportação”, afirmou. Ela conta que chegou a exportar algodão no ano passado, mas é muito importante estar bem assessorado até para conhecer a idoneidade da empresa interessado no produto”, frisou. Neste ano, Marinês disse que está produzindo o soja e o milho que também deverá exportar.

Realizado a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, Facmat, Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e organizado pela Casa Civil do Governo do Estado, o workshop contou com as palestras: “Potencial de Mercado de Mato Grosso com países Andinos”, ministrada pelo assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME), Serafim Carvalho de Melo; “Operações práticas de Comércio Exterior”, ministrada pelo assessor de Comércio Exterior do Centro Integrado de Negócios da Fiemt, Emerson Moura, no período da manhã e; “Situação das associações comerciais e empresariais de Mato Grosso”, ministrada pelo presidente da Facmat, Pedro Nadaf e “Política Fiscal do Estado”, ministrada por Emanoel Bezerra, secretário-Adjunto de Fazenda, representando o secretário, Waldir Júlio Teis.

CULTURA – O workshop teve sua solenidade de abertura abrilhantado com a execução do Hino Nacional Brasileiro na viola-de-cocho, pelo professor de música da UFMT, Abel Santos e pela cantora Vera Capilé, que apresentaram em dupla na seqüência, o número musical; “Cidade Verde”, de autor mato-grossense.

Num evento paralelo ao workshop os artistas realizaram no início da tarde, uma palestra sobre a cultura mato-grossense prestigiada por cerca de 200 jovens de escolas do município, no Centro de Formação de Professores de Diamantino. Segundo Abel Santos, a palestra busca difundir a cultura mato-grossense e se realiza pela primeira vez em parceria da UFMT com a Casa Civil do Governo do Estado.

“Sempre que possível eu e a Vera Capilé, que já temos um trabalho conjunto na área musical estaremos acompanhando as comitivas oficiais e realizando paralelamente, as palestras culturais com apresentações musicais para estudantes e outros interessados”, revelou.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333304/visualizar/