Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 07:37
Por: Ana Moreira

    Imprimir


A 1ª Conferência Estadual de Cultura está dando seqüência as ações de integração dos agentes culturais de todas as regiões de Mato Grosso. São mais de 150 delegados e aproximadamente 100 convidados que debatem o Plano Estadual e o Plano Nacional de Cultura. As discussões começaram na terça-feira (22) e prosseguem hoje, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O município de Juína, por exemplo, está representado por cinco delegados (três públicos e dois da sociedade civil). Para a assessora de Cultura da Prefeitura de Juína, Salete Beramin, a ampla participação das cidades mostra o fortalecimento de todos. “Antigamente, só a Capital participava das ações. Hoje aproveitamos o apoio do Governo para nos interar e dizer o que queremos”, disse.

Para o artista plástico e arquiteto Agnaldo Adélio Eduardo, conselheiro municipal de Cultura em Sorriso, o momento é de fortalecer o Estado no cenário nacional. “As nossas reivindicações regionais devem ser amadurecidas e apresentadas em outro instante”, afirmou. “A descentralização das políticas culturais está se dando”, enfatizou o artista plástico Waldemir Junior, de Vila Rica.

“O Governo de Mato Grosso está a frente na construção da política cultural nacional. Nós, do interior deste Estado antes ficávamos alheio aos debates, agora participamos de tudo, levando conhecimento para nossas regiões”, testemunhou José Adão Barros, de São Felix do Araguaia. Para o professor Ismar Caetano, de Cuiabá, discussões sobre política cultural no passado dava cadeia. Hoje o panorama é democrático.

“A equipe da Secretaria de Estado de Cultura, com a orientação do Governo, não tem medido esforços para oportunizar a integração e a democratização das ações culturais. Esta conferência é mais um passo”, avaliou o secretário-adjunto de Cultura, Toco Palma, que coordenou a organização da Conferência Estadual de Cultura.




Fonte: Assessoria/SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333899/visualizar/