Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 07:32
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Mato Grosso participa de 28.11 a 01.12, em Recife, do Fórum Nacional de Gabinetes de Gestão Integrada - Segurança Cidadã. O evento promovido pelo Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, vai reunir no Mar Hotel representantes do GGIs de todo o Brasil para discutir e trocar experiências sobre práticas de gestão integrada do Sistema de Segurança Pública e Justiça Criminal, tendo como foco o controle da violência e a redução da criminalidade nos estados brasileiros.

A abertura oficial do evento será às 19 horas, com a participação de autoridades integrantes do cenário nacional, estadual e municipal do Sistema de Segurança Pública. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vai proferir uma palestra sobre o tema, Gestão Integrada de Segurança Pública e Justiça Criminal, Análise Conjuntural das Novas Tendências.

No dia 29.11 o ciclo de palestras terá início às 8:30 horas e termina às 16 horas. Durante as palestras serão abordados temas variados como os reflexos da Segurança Pública nos investimentos econômicos, as experiências positivas de integração dos órgãos que compõem a Segurança Pública e a Justiça Criminal no combate ao crime organizado, com a participação dos governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi e Paulo César Hartung Gomes, do Espírito Santo; ações integradas de combate a pirataria e delitos contra a propriedade intelectual.

À tarde um painel irá mostrar práticas positivas de enfrentamento integrado nas ações de Segurança Pública no qual a Senasp, através de uma seleção, elegeu as Secretarias de Segurança Pública dos Estados do Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Pará e Santa Catariana, para mostrarem as ações que estão sendo desenvolvidas nesse sentido.

Das 16:30 horas às 18:30 horas está previsto um debate sobre estratégias inteligentes para a integração das ações dos GGIs com a participação de representações nacionais da Senasp, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Goiás, Polícia Civil de Mato Grosso, Polícia Científica da Bahia, Sistema Prisional de Tocantins, Polícia Federal de Rondônia, Polícia Rodoviária Federal do Pará, Tribunal de Justiça de Alagoas, Ministério Público do Espírito Santo e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de Pernambuco.

Nesse debate os representantes das instituições participantes estarão falando sobre as experiências vivenciadas em seus estados e estarão discutindo a otimização das ações integradas entre os órgãos que integram os GGIs.

Na programação do dia 30.11 estão previstos a realização de dois grupos de trabalho. O primeiro deles terá como objetivo estabelecer as diretrizes para futura composição das câmaras nacionais integradas sobre temas como Crimes contra a Vida – Homicídios; Crime Organizado – Narcotráfico; Inteligência na Segurança Pública; Roubo e Furto de Cargas.

O segundo grupo de trabalho irá consolidar resultados para a elaboração da doutrina nacional dos Gabinetes de Gestão Integrada discutindo temas como o Papel dos GGI’s no Gerenciamento de Crises, a Participação dos Municípios em Políticas Públicas de Segurança Pública, o Papel dos Corpos de Bombeiros nas Ações Integradas de Segurança Pública e a Mídia como fator de Integração entre a Sociedade e a Segurança Pública.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, que proferirá palestra durante o fórum falou sobre a importância do fórum. “Mato Grosso se sente prestigiado por estar participando de forma expressiva no fórum, levando experiências positivas e também buscando compartilhar, em âmbito nacional, das boas práticas na área da Segurança Pública.

De Mato Grosso estarão participando do evento o governador Blairo Maggi, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Romel dos Luis dos Santos; o comandante da PM, coronel Leovaldo Salles; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Ovídio José Brugnoli; o secretário adjunto de Justiça, Sebastião Ribeiro da Silva Filho, representante do Tribunal de Justiça, representantes dos GGI’s de Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, e Sinop; representante da 13ª Brigada de Infantaria, Promotoria de Justiça, Coordenadoria de Criminalística da Perícia Oficial e Identificação Técnica Politec, Coordenadoria de Polícia Comunitária e participantes da Universidade Federal de Mato Grosso.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333905/visualizar/