Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Novembro de 2005 às 09:24

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil fez ontem um alerta à Defesa Civil estadual sobre possível ocorrência de chuvas fortes e raios em Mato Grosso e outros cinco estados.

Segundo uma nota do governo federal, a precipitação pluvial prevista poderia causar alagamentos, deslizamentos de terra e escorregamento de pedras.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil orienta aos moradores de regiões sob chuvas fortes que evitem a permanência em zonas ribeirinhas, encostas, baixadas e morros. O cidadão deve também abrigar-se em construções sólidas e desviar de terrenos desprotegidos dos raios. Os órgãos de defesa civil dos Estados podem orientar a precaução contra eventos meteorológicos potencialmente danos.

O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais.

Dados meteorológicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) orientaram os avisos sobre a iminente ocorrência de chuvas fortes e raios nos seis Estados. Além de Mato Grosso, o alerta foi enviado para Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais e Rondônia.

Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, preveniram, na manhã desta sexta-feira (18/11), as defesas civis do Acre, do Amazonas, de Goiás, do Mato Grosso, de Minas Gerais e de Rondônia sobre a possível ocorrência, entre hoje e amanhã, de chuvas fortes e raios. As áreas sujeitas às chuvas fortes e aos raios nesta sexta-feira e no sábado são todo o Estado do Acre; o sul, o centro e o leste de Goiás; o sul e o leste de Mato Grosso; o sul, o oeste, o leste e o centro de Minas Gerais, inclusive a região da capital mineira, Belo Horizonte; e todo o Estado de Rondônia. Para o sudoeste do Amazonas, entre hoje e amanhã, a meteorologia indica apenas a ocorrência de intensa precipitação pluvial, sem descargas elétricas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335108/visualizar/