Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 14:22
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


A criação do Banco Social do Brasil, projeto da Frente Parlamentar de Cooperativismo, terá apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento). A primeira reunião no estado para o desnvolviemnto do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira (18/11). O senador Jonas Pinheiro, a deputada federal Celcita Pinheiro, os secretários estaduais Geraldo de Vitto (Administração), Yenes Magalhães (Planejamento) e o presidente da MT Fomento, Éder Dias, apresentaram o programa a representantes de cooperativas, sindicatos e organizações não governamentais.

De acordo com a deputada Celcita Pinheiro, a idéia em criar um banco social nasceu da experiência desenvolvida em Portugal com o Banco Português de Gestão (BPG). “Visitamos o banco e conhecemos o projeto, já montamos o projeto que está no Banco Central, agora estamos convidando essas entidades para participar do banco”, explicou.

A MT Fomento será o receptor dos recursos do Banco Social, no primeiro momento. “A agência tem uma estrutura para nos ajudar a montar o banco”, afirmou a deputada. Para o presidente da agência, a atuação da MT Fomento nesse projeto é fundamental por que o Banco Social será voltado para as questões sociais. “É um banco que fará financiamentos nas áreas de habitação, saneamento básico e infra-estrutura, esperamos ser um agente financiador”, salientou Éder Dias.

De acordo com Dias, os principais beneficiados serão as pequenas entidades de classe que se tornarão sócios do banco. “Elas podem se tornar sócias desse novo banco, se unirem e formar uma cooperativa habitacional, por exemplo. Mato Grosso sai na frente mais uma vez, esse é o reflexo da política social desse governo”, afirmou o presidente.

O vice-presidente do banco português BPG, Francisco Fonseca, participou da reunião e explicou o funcionamento do banco europeu aos participantes. Segundo ele, o banco social é uma forma de organizar a pequenas organizações trabalhando com a renda gerada pelas suas atividades. “Esse banco pertence a comunidade e funciona muito bem”, observou.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335280/visualizar/