Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 13:17
Por: Fabíola Salvador

    Imprimir


Brasília, 18 - O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, negou há pouco a possibilidade de o Paraná ter fraudado as amostras coletadas em rebanho do Paraná que comprovariam ou não os focos de aftosa em quatro municípios. "Não vejo a menor possibilidade (de fraude). Não tenho nada de concreto para fazer uma afirmação como essa", afirmou ele, que está em Caldas Novas, em Goiás, onde participa de reunião do Fórum Nacional de Empresas Executoras de Sanidade Animal (Fonesa).

Ele admitiu, no entanto, que técnicos do ministério não participaram das coletas iniciais que foram enviadas para análise laboratorial. Posteriormente, veterinários do Rio Grande do Sul foram deslocados para o Paraná para acompanhar os procedimentos técnicos nas fazendas onde há suspeita da doença. Esses procedimentos incluíram novas coletas de material. As propriedades ficam nos municípios de Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios.

Além de apresentar sintomas clínicos de aftosa, os rebanhos desses municípios tiveram contato com o gado do Mato Grosso do Sul, onde já foram confirmados 22 focos da doença. A suspeita está sendo investigada desde 20 de outubro. Por várias vezes nas últimas semanas, o governo do Paraná anunciou que o Estado estava livre de aftosa, mas o Ministério da Agricultura mantém a orientação de continuar investigando. "Queremos ter um resultado final com condições de ser auditadas", comentou.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335296/visualizar/