Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 12:02
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Sorriso, MT - As secretarias de Desenvolvimento Rural (Seder) e Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) estão apresentando nesta sexta-feira (18.11), na Associação Comercial e Industrial de Sorriso (420 km ao Norte), por meio do Projeto Sicme Itinerante, ações e programas do Governo do Estado executadas pelas duas pastas.

Para chegar mais próximo dos empresários e produtores, o Governo está realizando ciclo de palestras e visitas técnicas com a finalidade de levar aos cidadãos a informações que fomentam economia do Estado.

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, falou das ações da secretaria, entre elas a criação do Central de Abastecimento (Ceasa) e a lei simplificada de inspeção sanitária na pequena agroindústria que está em análise na Assembléia Legislativa. “O pequeno laticínio não tem mercado porque não tem inspeção sanitária. A lei é simples, mas não abre mão da qualidade do produto para se colocar na mesa do consumidor”, disse Vettorato.

O secretário informou que a partir de janeiro de 2006 outro programa a ser executado pela Seder será a jornada técnica pecuária que vai ocorrer em 60 Municípios para levar informações sobre produção, manejo e comercialização da cadeia produtiva da pecuária.

Outra iniciativa que já está ocorrendo é o Programa MT Regional que dividiu o Estado em 11 regiões. Em cada uma delas foi discutida a vocação econômica, prestação de serviços e turismo. O programa envolve várias secretaria de Governo, entre elas a Sefaz, Sedtur, Secitec, Sema e Setec. “A gente está buscando criar mecanismos estruturantes para que o Estado cresça cada vez mais”, frisou o secretário.

Criado com a finalidade de divulgar as áreas de atuação da Secretaria e os programas de desenvolvimento aos municípios do interior do Estado, de acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, o Projeto Sicme Itinerante é uma valiosa ferramenta de interiorização das ações do Governo. “No final de 2003 iniciamos como gestores públicos chegar à condição de que se ficássemos sentados nos gabinetes não teríamos a percepção do que acontece no interior do Estado. Estamos presente a gente sente asa dificuldades”, assinalou.

O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PPS), elogiou a iniciativa do Governo em interiorizar as ações. “O evento traz desenvolvimento para todo o interior”, disse. Ele lembrou que antes do Governo Blairo Maggi havia um sentimento divisionista no Estado, pois os Municípios “praticamente eram abandonados” “Até pouco tempo atrás tínhamos desejo de separar o Estado por que não tínhamos um Governo presente. Hoje é o contrário: é um Governo de fato participativo”.

Na reunião com empresários foram apresentados os programas de incentivos fiscais e financeiros, programas de energia e mineração, além das linhas de financiamento, como o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro- Oeste (FCO).

Acompanham o secretário em viagem pela região Norte do Estado, os presidentes do Intermat, Jair Mariano, da Empaer, Aréssio Paquer e o secretário-adjunto de Gestão e Agronegócio, Rodrigues Palma.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335314/visualizar/