Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 15:10
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O Governo do Estado comemora os resultados de Cuiabá e Várzea Grande durante a última Mobilização Estadual de Registro Civil de Nascimento, realizada no dia 22 de outubro (sábado), através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). Nesta data, dezenas de cartórios de Mato Grosso permaneceram abertos durante todo o dia, garantindo assim a emissão do documento a milhares de cidadãos.

Em Cuiabá estiveram abertos dois cartórios e em Várzea Grande foram quatro. Juntos eles emitiram um total de 265 certidões de nascimento. “Vale ressaltar que esses cartórios só emitiram a primeira via do documento”, frisou o superintendente de Promoção à Cidadania da Setec, Carlos Roberto.

A mobilização ainda ofereceu neste ano, além da primeira via do registro de nascimento, o registro tardio de adultos e crianças com mais de 12 anos e também a emissão da 2º via deste documento.

Para isso, além dos cartórios também funcionou em Cuiabá uma Central de Atendimento no colégio São Gonçalo, onde a Defensoria Pública do Estado, que também foi parceira no evento, esteve de plantão para os encaminhamentos jurídicos necessários nos casos de registro de adultos e crianças acima de 12 anos.

Só nesta Central foram registrados 4.118 atendimentos, sendo 458 encaminhamentos para 2ª via dos cartórios de Cuiabá, 3.651 encaminhamentos de 2ª via de cartórios do interior e outros Estados e nove registros tardios.

“Mesmo antes das 8h, horário que iniciou a mobilização em todo Estado, pessoas já aguardavam do lado de fora do ginásio do Colégio São Gonçalo para serem atendidos. Inclusive, foi disponibilizado ônibus para o acesso da população carente dos bairros Pedra 90, Paiaguás I e II, Três Poderes e Comunidade Barra Grande, às margens do rio Coxipó Açu”, destacou Carlos Roberto.

O Governo vem trabalhando para erradicar o problema da falta de registro no Estado desde 2003, quando iniciou a campanha nacional para a emissão do documento. Além da mobilização do dia 22 de outubro, em Mato Grosso já foram realizadas outras três campanhas para o registro civil. A primeira aconteceu no dia 25 de outubro de 2003. Uma segunda mobilização, desta vez rural, foi realizada no dia 06 de agosto de 2004. Já a terceira mobilização estadual, culminando com o evento Ação Global, foi em Rondonópolis, no dia 06 de novembro de 2004, quando todos os cartórios de registro civil estiveram abertos para a emissão gratuita do documento.

Foram parceiros nesta campanha juntamente com o Governo do Estado o Tribunal de Justiça e Mato Grosso, por meio da Corregedoria Geral de Justiça, Prefeituras e entidades representativas da sociedade civil organizada.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335499/visualizar/