Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 12:36
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) está organizando uma homenagem para agradecer aos doadores voluntários de sangue, em Mato Grosso. Em Cuiabá o evento acontece no “Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue” (25.11), no MT Hemocentro, localizado à rua Treze de Junho, número 1.055, bairro do Porto. No interior, todas as unidades de coletas também estarão trabalhando e realizando homenagens aos doadores voluntários de sangue. “Queremos homenagear a todos os doadores voluntários de sangue, pois esta é uma forma que encontramos de retribuir a ajuda que eles nos dão, doando seu tempo e seu sangue para salvar vidas”, disse a diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabane.

Conforme Eliana Rabane, a homenagem faz parte da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que visa destacar a importância desses voluntários que têm consciência de ajudar ao próximo, além de esclarecer e proporcionar um estímulo e incentivo à doação voluntária de sangue, resultando na fidelização desses doadores e, consequentemente, em estoques regularizados.

No dia festivo os doadores receberão moção de agradecimento, camisetas alusivas ao evento, um café da manhã e a apresentação do Coral do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac). Haverá a execução do Hino Nacional pela Banda Militar. A abertura das atividades está marcada para começar às oito e meia da manhã, com término previsto para as cinco e meia da tarde.

No ano passado, o MT-Hemocentro colheu 500 bolsas. “Nosso objetivo é sempre superar o número de coleta do ano anterior,” disse. Eliana Rabane explicou que no dia 25 a coleta de sangue será centralizada no MT Hemocentro e a unidade de Saúde Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, também estará preparada para receber os doadores.

Segundo Eliana, os doadores do MT-Hemocentro são pessoas que têm consciência da importância da doação e já estão inseridas no rol dos “doadores de reposição”, que realizam o ato até três vezes ao ano. “Toda pessoa com idade entre 18 a 65 anos, que esteja em bom estado de saúde, pode ser um doador voluntário”, comentou.

A diretora do órgão lembrou ainda que os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres de três em três meses. “É bom lembrar que doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis”, disse. Todo doador voluntário recebe, em sua residência, os resultados dos exames realizados para a correta utilização do sangue. Os exames definem se o sangue da pessoa está livre de contaminação por vírus HIV, HTLV, da hepatite A, B e C, Doença de Chagas e da sífilis.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335521/visualizar/