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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 10:39

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O governador Blairo Maggi inaugurou um trecho asfaltado de 81 quilômetros da MT-130 entre os municípios de Primavera do Leste e Paranatinga. Foram quase 19 anos de espera para que a população e a classe produtora da região finalmente vissem o sonho realizado, de que os 141 quilômetros que separam os dois municípios estivessem completamente pavimentados. Para o prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana, a obra é essencial para o seu município e todos os outros da região.

De acordo com o governador, essa é uma obra histórica porque passou por vários governos e só agora foi concluída. “Essa rodovia é importante porque vai interligar as regiões produtoras e também facilitar a vida das pessoas que moram aqui”, disse Maggi, ao lado de secretários, deputados, e dos prefeitos de Primavera do Leste, Getúlio Viana, e de Paranatinga, Francisco Carlos Nascimento.

Para o prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana, a obra é essencial para o seu município e todos os outros da região. “Era um sonho que pensávamos que tinha virado pesadelo, tal foi a demora na conclusão. Três governadores em quatro mandatos [16 anos] fizeram em torno de 60 quilômetros e aí veio o Maggi e em menos de três anos fez 81 quilômetros”, disse o prefeito. Já o secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti, garantiu que a obra de pavimentação da MT-130 irá continuar além de Paranatinga em direção a Gaúcha do Norte. Ainda em Primavera do Leste, Maggi assinou convênio para as obras de reforma na Escola Estadual João Ribeiro Vilela.

Dos 60 quilômetros pavimentados pelas quatro administrações anteriores, a pavimentação dos últimos 25 quilômetros, em concreto, foi retomada em 2001, Em setembro de 2002 as obras foram suspensas por falta de recursos. Em julho de 2003, já no atual governo, a obra foi reiniciada com asfalto que embora dure menos que o concreto (pode durar até 40 anos) e precisa de restauração a cada dez anos, sai por um preço três vezes menor. O valor pago por um quilômetros de concreto (que utiliza um insumo caro, o cimento) tinha um preço de R$ 875 mil. Já o preço pelo quilômetro de asfalto caiu para cerca de R$ 275 mil - e os 81 quilômetros custaram R$ 27 milhões em recursos do Fethab.

A MT-130 é de vital importância para o desenvolvimento de vários municípios da região, entre eles paranatinga, Santo Antônio do Leste, Gaúcha do Norte e Nova Brasilândia. Apenas Paranatinga tem um potencial de um milhão de hectares de área própria para a agricultura. Com a conclusão da obra, a produção da região poderá ser escoada até o terminal da Ferronorte, em Alto Araguaia, passando por Primavera e Rondonópolis.




Fonte: Da Assessoria

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