Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 07:50
Por: Daniel Pettengill

    Imprimir


O juiz Julier Sebastião da Silva pode concluir, na próxima semana, os primeiros processos resultantes da Operação Curupira, que desmantelou uma rede de crimes ambientais, corrupção e fraudes em Mato Grosso. As defesas de Eronilson Biava e Edmilson Mendes terão que entregar as alegações finais referentes ao processo de formação de quadrilha até a segunda-feira (21).

O Ministério Público Federal já apresentou os últimos argumentos ao juiz na semana passada. Julier Sebastião repassou o ofício aos advogados dos réus, mas apenas o defensor de Marcos Pontes Xavier entregou as alegações. Diante da situação, o magistrado designou os defensores dativos Joe Ortiz Arantes e Luiz Antônio Siqueira Campos para representar Biava e Mendes nessa fase processual. Os advogados foram notificados ontem e terão três dias úteis para entregar as alegações. A fase é a última antes de subir ao gabinete de Julier para sentença. Os outros 9 réus que continuam presos preventivamente desde o dia 2 de junho também devem receber as primeiras sentenças a partir do próximo mês. Todos respondem ainda a outros processos por crimes como estelionato, falsificação de documentos públicos, corrupção ativa e passiva e falsidade ideológica.

Informações- Também ontem, o juiz expediu ofícios para o Ibama, o Incra e o Intermat solicitando informações a respeito de processos e requisições que envolvem o nome do empresário Cesar Ferreira Penço. Ele é acusado de grilar terras no norte do Estado e mantê-las sob controle com a ajuda de milícias armadas.

Ao Incra, Julier pede dados sobre títulos de posse e ocupações de áreas em nome de Penço. Do Incra, a solicitação refere-se aos processos de regularização fundiária que tramitam no órgão. O juiz também quer os detalhes a respeito dos planos de manejo que beneficiaram o empresário, além de obter dados como o volume de madeira retirado as áreas. Todos os planos tiveram os trâmites suspensos ontem. (DP)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335572/visualizar/