Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 15:50

    Imprimir


O novo passaporte brasileiro, a ser adotado já a partir do ano que vem, deve garantir mais segurança aos brasileiros nas viagens internacionais, segundo José Carlismar Pereira, coordenador do Projeto Passaporte do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Entre as principais características de segurança do novo passaporte estão o fundo de impressão invisível, o código de barra bidimensional, que vai conter informações biométricas do passageiro, assinatura digitalizada e um modo de costura que vai impedir o desmonte do documento. O coordenador do Projeto Passaporte do Serpro informou, também, há uma série de outros itens de segurança que só podem ser checados por peritos da Polícia Federal e da própria Casa da Moeda do Brasil.

- O passaporte é um dos mais vulneráveis e não oferece segurança, além de ser de fácil falsificação - disse José Carlismar.

A mudança no atual documento obedece as normas e recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o novo passaporte, os brasileiros terão mais conforto em suas viagens internacionais, porque terá um documento com padrões internacionais adotados pela maioria dos países associados à ONU.

- A gente vai ter um acesso mais rápido e com maior confiabilidade que aquele passaporte é daquela pessoa e que não é falsificado - informou José Carlismar.

No processo do novo passaporte, segundo o Carlismar, estão envolvidos o Ministério da Justiça, tendo a Polícia Federal como principal ator na medida em que cabe a ela elaboração e fiscalização do passaporte; o Serpro que atua como provedor de tecnologia da informação. A Casa da Moeda do Brasil atua como provedora de tecnologia de segurança no passaporte e sua própria personalização.





Fonte: Globo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335690/visualizar/