Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 22:39
Por: Marcos Azevedo

    Imprimir


Desde janeiro 17 casos de meningite já foram notificados em Sinop. Conforme dados da secretaria Municipal de Saúde, os meses de abril e junho tiveram o maior número de registros. Foram 06 casos em cada.

Nos últimos dias a procura pela vacina contra a doença cresceu em Sinop. Segundo a secretaria, uma criança de 09 anos morreu na semana passada vítima de meningite, o que deixou muitas mães preocupadas.

As vacinas disponíveis são para o tipo A, B e C. Para a meningite do tipo B, a vacina deve ser feita no primeiro ano de vida da criança, junto com a vacina tríplice. Já a vacina Meningo C, que previne a meningite tipo C, deve ser feita nas crianças com dois meses de idade.

A meningo A+C só pode ser ministrada após os 02 anos de idade. A vacina é feita em várias doses. Até os 08 anos de idade ela é aplicada de 02 em 02 anos. Depois é ministrada somente aos 12 anos, e de 08 em 08 anos. A meningite é uma infecção das meninges que recobrem o cérebro por elementos patológicos como vírus, bactérias, fungos ou protozoários, e podem ser transmissíveis. Ela pode ser infecciosa ou bacteriana.

Quando infecciosa é geralmente menos grave e pode ser curada com tratamento específico. Por sua vez, a meningite bacteriana é mais perigosa e pode resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335844/visualizar/