Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 10:08

    Imprimir


Estudantes com até 20 anos de idade que sejam bons pesquisadores em ciências têm grande chance de serem escolhidos entre os seis estudantes brasileiros que vão representar o país na 13ª Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS). É um evento científico internacional, que acontecerá na Alemanha, em abril de 2006. As inscrições estão abertas até 30 de novembro.

Para participar, o estudante de escola pública ou particular deve escolher um tema relativo às áreas de física, matemática, ciências da computação, ciências ambientais, engenharia e ciências da vida. E preparar um relatório que pontue algum fato novo ou um enfoque diferenciado no tema. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de pesquisadores e professores.

"Esse tipo de competição é muito importante para ensinar os estudantes a realizar uma pesquisa própria, apresentar e discutir seus próprios resultados, preparar um relatório sobre a pesquisa realizada e apresentá-lo publicamente em língua estrangeira, em vez de apenas procurar uma solução para um problema proposto", explica o professor Ozimar Pereira, coordenador da ICYS no Brasil.

De acordo com Ozimar, o nível de competitividade da conferência tem crescido muito. Nos últimos anos, os países participantes foram Alemanha, Bielo-Rússia, Brasil, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Iugoslávia, Macedônia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia e Ucrânia.

A ICYS consiste numa competição individual em pesquisa científica e foi criada em 1993, por representantes da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, Hungria, e da Universidade Federal de Minsk, na Bielo-Rússia.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335913/visualizar/