Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Novembro de 2005 às 17:30

    Imprimir


Três câmaras temáticas e dois grupos de trabalho foram instalados pelo Conselho Nacional de Juventude com o objetivo de tornar mais eficazes os programas e ações do governo voltadas para a juventude.

A Câmara Desenvolvimento Integral: educação, trabalho, cultura e tecnologia da informação reúne temas que prevêem garantir o desenvolvimento dos jovens – cerca de 30% da população brasileira segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA), do IBGE, mostra que o contingente de jovens desocupados, em 2002, alcançou 45, 93% da População Economicamente Ativa desocupada.

A educação é outro tema importante quando se trata de juventude. O Relatório de Desenvolvimento Juvenil 2003, da Unesco, analisando a situação dos jovens do Brasil (15 a 24 anos) quanto à escolarização, concluiu que o percentual dos que freqüentam a escola é inferior a 50% na maior parte das Unidades Federadas.

As outras Câmaras são: Qualidade de Vida – Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Direitos Humanos – Vida Segura e Respeito à Diversidade. Os grupos de trabalho, além de discutirem a estrutura do conselho, abordam a política nacional de juventude em aspectos como legislação, legislação e integração entre programas e ações governamentais e não-governamentais.

As câmaras e grupos de trabalho são compostos por integrantes do conselho, que é presidido por representante da Secretaria-Geral da Presidência Da República e integrado por pessoas de órgãos do governo e de organizações da sociedade civil. O Conselho Nacional de Juventude se reuniu nos últimos dias 10 e 11, em Brasília, para discutir o Plano Nacional de Juventude e instalar as instâncias mencionadas.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335980/visualizar/