Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Novembro de 2005 às 09:04

    Imprimir


Ações integradas entre as policias Militar, Civil e Federal, além de Ministério Público, Corpo de Bombeiros, principalmente no combate ao uso de bebidas e drogas, em áreas consideradas "preocupantes" como CPA e Coxipó ajudam a diminuir os assassinatos. A afirmação é do comandante regional de Cuiabá, coronel Antônio Benedito Campos Filho. Durante dois meses (setembro e outubro) uma operação conjunta foi realizada na região do Pedra 90 para reprimir a violência. Durante esse período foram quatro mortes registradas, sendo que três eram ligadas a crimes passionais ou brigas de família.

"Nessa ação quase todos os bares foram fechados a 1 hora da madrugada. Sabemos que a bebida serve como base para muitos crimes",explicou Campos Filho. A mesma ação agora vem sendo desencadeada na região do Altos da Serra, no CPA. A meta é a redução de pelo menos 40% no número de assassinatos até 2007.

Ele observa ainda que somente ações repressivas não irão servir para que os índices sejam reduzidos, já que o aumento da violência está também diretamente relacionado à desigualdade socioeconômica. Cita como exemplo pesquisa da Organizações da Nações Unidas (ONU) que elencou como medidas preventivas o investimento em iluminação pública, ampliação da oferta de trabalho, aumento do poder de compra da população, ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional, construção de mais escolas e creches destinada a pessoas de baixa renda, criação de espaços de lazer e esportes em comunidades carentes, urbanização de áreas de periferia.

Restrição- A lei que restringe a venda de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e restaurantes até a meia noite é proposta do vereador Edivá Alves (PSDB). A proposta de lei é polêmica e ainda não entrou na pauta de votação da Câmara Municipal. Uma comissão envolvendo diversos segmentos da sociedade e representantes do sindicato dos estabelecimentos comerciais foi criada para debater o assunto.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336098/visualizar/