Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Junho de 2005 às 07:59

    Imprimir


Os índios terenas libertaram os funciónários da Fundação Nacional do Índio (Funai) mantidos refém na sede da fundação em Cuiabá. Os 51 indígenas invadiram a sede da Funai ontem pela manhã.

O vice-presidente da Funai, Roberto Lustosa disse que as reivindicações dos índios ainda não foram entregues. O órgão só vai iniciar as negociações depois de receber os documentos. Hoje, os terenas vão levar uma cópia das reivindicações para o Ministério Público Federal.

Caso

Os terenas manteram cerca de 40 funcionários do órgão reféns. Segundo o Cacique Rondon, a etnia terena aguarda desde 2002 uma decisão da Justiça a respeito de uma área de 52 mil hectares, que fica nos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do norte.

Hoje eles estão acampados em uma área cedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município de Peixoto de Azevedo. Também existe um processo sobre essa área. Nesse local, eles estão sem assistência médica e sem ajuda para alimentação.

Rondon disse que quatro índios terenas estiveram em Brasília para uma audiência com o presidente da Funai, mas não foram atendidos. Isso teria sido o motivo para a ocupação. (DT)





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336568/visualizar/