Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 16:33
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


As 55 famílias desabrigadas pelo temporal que assolou Cuiabá no dia 23 de março deste ano, e que ocupam o Ginásio da Lixeira, estão de malas prontas para a mudança do local. Até o próximo dia 9 de junho, essas famílias, oriundas dos bairros Parque Geórgia e São Mateus, vão para novo endereço, localizado no Residencial Sucuri.

Os moradores não vêem a hora de sair do ginásio. Há exatos 69 dias as famílias dividem o espaço de uma quadra de esportes e foram transferidas para o local até que as casas ficassem prontas. O conjunto habitacional foi construído pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e os imóveis possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Na noite de segunda-feira (30.05), a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e a Agência Municipal de Habitação Popular, órgão vinculado à Prefeitura de Cuiabá, promoveu o sorteio das casas. Idosos dependentes de parentes e portadores de necessidades especiais tiveram preferência na escolha das unidades. Na Lixeira vivem 47 famílias e oito estão temporariamente alojadas em abrigos.

A doméstica Cleonice Francisca da Silva, de 29 anos, ocupa um espaço, que não supera dois metros por dois, juntamente com os três filhos e o marido. Sua casa encontrava-se em área de risco, às margens de um córrego no bairro São Mateus. “Não vejo a hora de estar na minha casa nova. Lá terei mais privacidade e poderei cuidar melhor dos meus filhos. Aqui cada um tem uma rotina de vida e não temos privacidade”, contou Cleonice.

Durante o período em que tiveram que conviver no ginásio, as famílias dividiram-se em grupos para as tarefas de limpeza e organização do local. Dois líderes, um do São Mateus e outro do Parque Geórgia, eram os responsáveis por dividir as responsabilidades entre os moradores. As regras de convivência no ginásio foram definidas pela Secretaria de Bem Estar Social.

Segundo o superintendente de Promoção à Cidadania da Setec, Carlos Roberto, a Secretaria acompanhou todo o processo, desde a retirada das famílias das casas, até o sorteio das chaves. “Neste período, três crianças nasceram e uma mãe está prestes a dar a luz. As famílias não tinham mais condições de continuar ocupando o ginásio”, afirmou o superintendente.

As crianças não pararam de ir à escola, um veículo da Prefeitura fazia o translado do ginásio até os locais de ensino. E o Conselho Tutelar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação estão providenciado creches e escolas para as crianças na região do Sucuri.

As famílias estão cientes de que não poderão retornar para os antigos lares, mesmo porque, a Prefeitura de Cuiabá tem autorização para demolir as casas construídas nas áreas de risco dos dois bairros. “Elas também não podem vender, nem alugar, nem passar para qualquer outra pessoa, pois estes são os critérios estabelecidos pelo Governo para a cessão das casas”, frisou a secretária da Setec, Terezinha Maggi.

No total, o loteamento terá mais de 200 casas, mas só estão prontas as que foram doadas aos desabrigados das chuvas. Até o final do ano o restante será inaugurado.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336718/visualizar/