Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 21:44
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Um convênio assinado hoje (23) pelo prefeito Wilson Santos vai permitir que o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ministre os cursos oferecidos do Programa Aprender Fazendo, criado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo com o objetivo de combater o desemprego e a pobreza na capital mato-grossense.

“O Senai, que hoje é a única instituição educacional de Mato Grosso com certificado ISO, agora firma parceria com a Prefeitura de Cuiabá, deixando claro que o prefeito Wilson Santos está preocupado com a qualificação profissional da população e o combate ao desemprego”, frisou o secretário de Indústria, Comércio e Mineração e presidente do Conselho do Senai, Alexandre Furlan.

O prefeito Wilson Santos lamentou, durante a assinatura do convênio, que a taxa de desemprego em Cuiabá esteja acima da média nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego na Capital é de 16,10%, enquanto a taxa estadual é de 12,3% e a nacional de 15,3%.

“Emprego é sinônimo de cidadania”, destacou o prefeito, motivo pelo qual tomou a iniciativa inédita de desenvolver um programa voltado ao combate ao desemprego. “E a dor da perda do emprego só é pior que a morte de um ente querido”,comparou Wilson Santos, ressaltando que o desemprego também tem sido considerado o principal motivo de separação de casais.

O programa, cujo investimento está orçado em R$ 181.720,00, prevê a qualificação de 700 desempregados. Desse total, 200 serão encaminhados para o curso de alfabetização e os demais inscritos farão cursos de pedreiro, soldador, eletricista de manutenção predial, bombeiro hidráulico, pintor predial, carpinteiro, armador básico, mecânica, reparador de linha telefônica, marcenaria de móveis planos, pequenos artefatos de madeira, injeção eletrônica e alinhamento, cozinha industrial, panificação, pequenos artefatos de couro, jardinagem e produção de mudas.

Ao todo, 4.221 pessoas se inscreveram para os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego e de Capacitação Profissional “Aprender Fazendo”. São homens e mulheres com idade acima de 18 anos e que residem nos mais variados bairros da cidade.

O programa está sendo coordenador pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com as Secretarias de Infra-estrutura e Bem Estar Social e com a participação dos demais órgãos e entidades municipais. De acordo com o secretário de Trabalho, João Vieira, os cursos terão duração de 180 dias. Ele ressalta que as despesas decorrentes da execução do programa correrão à conta de dotação orçamentária própria, consignada no orçamento das Secretarias envolvidas.

Também participaram da solenidade de assinatura do convênio o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Nereu Pasini; Gilberto Gomes de Figueiredo, diretor regional do Senai/MT; presidente do Sinduscon/MT, Adilson Valera; diretor de Geração de Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio José Aguiar; deputado estadual Carlos Carlão Nascimento; vereador Guilherme Maluf; e diversos secretários da Prefeitura de Cuiabá.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338166/visualizar/