Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 14:02
Por: vinícius Clay

    Imprimir


O Fiesta prata invadiu o sinal vermelho na Avenida Paralela, aproveitando que o semáforo não dispõe de radar eletrônico

Duas semanas depois de a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) instalar 50 novos radares fixos nas sinaleiras da cidade, já é possível observar um maior respeito à sinalização do trânsito por parte dos motoristas. Já nas sinaleiras onde não há radar instalado, o desrespeito às normas ainda prevalece.

A reportagem do Correio observou o comportamento dos motoristas em dois locais diferentes da Avenida Paralela - o primeiro próximo à Faculdade Jorge Amado; o outro localizado cerca de 300m adiante, onde há um ponto de ônibus. A diferença é marcante. Na primeira sinaleira, onde existe um radar eletrônico instalado, os motoristas reduzem a velocidade assim que surge o sinal de advertência (amarelo).

Já na segunda sinaleira, poucos metros depois, onde não há radar instalado, os pedestres que descem do ônibus têm que esperar a boa vontade dos condutores para poder atravessar a pista. Em poucos minutos, o motorista de um Ford Fiesta não levou a advertência em consideração e ultrapassou a faixa de pedestres com o sinal vermelho, assustando quem se preparava para fazer a travessia.

A explicação mais plausível para este fato é que os motoristas reduzem a velocidade somente nos sinais onde percebem a presença do radar eletrônico. Nos outros casos, avançam o sinal, já que não serão penalizados com a multa de R$191,54 e mais sete pontos na carteira. De acordo com a superintendente de Engenharia de Tráfego, Cristina Aragón, as multas por invasão de sinal só perdem, em número, para as de velocidade acima do limite permitido.

Estatísticas - Segundo a superintendente, a cada duas aberturas de sinal, ocorre uma invasão. Mas as infrações registradas desde o último dia 9, quando os 50 equipamentos passaram a funcionar, até amanhã, terão caráter apenas educativos, ou seja, as multas não serão emitidas. No entanto, os infratores flagrados invadindo o sinal vermelho no período serão advertidos e convocados pela SET a participarem de um curso educativo. A partir de quarta-feira, as multas serão para valer.

Também a partir de quarta-feira, os radares móveis voltam a ser operados pela Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) nos principais corredores de tráfego da cidade, com ênfase na Avenida Paralela. O uso deste instrumento de fiscalização esteve suspenso, desde novembro de 2004, com o término do contrato com a empresa que alugava os radares na administração passada.

Com o processo licitatório concluído, a SET voltará a utilizar mais este recurso de fiscalização eletrônica. O objetivo é promover a segurança de motoristas e pedestres, colocando em prática o Artigo 218 do Código de Trânsito, que estabelece como infração grave e gravíssima, a depender da velocidade em que estiver o veículo, "transitar em velocidade superior à máxima permitida para local medida por instrumento ou equipamento hábil".

Para evitar a retenção de veículos parados em semáforos mais tempo do que o necessário, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) programou as interseções nas vias para funcionar em "tempo de ciclo baixo" durante a madrugada e nos fins de semana. As sinaleiras são preparadas previamente para que no horário determinado entrem com a programação de tempo mais curto na mudança de sinal. Os locais escolhidos têm rede de sincronia e as avenidas onde está sendo usado este recurso são a Octávio Mangabeira e a Manoel Dias da Silva e na região do Iguatemi.

Buscando melhorar a fluidez do trânsito no Cabula, a SET também sincronizou três interseções de sinaleiras, duas delas localizadas na Estrada das Barreiras interseções com o supermercado Bompreço e São Gonçalo, e Estrada das Barreiras com a interseção do semáforo perto do Colégio Vitória Régia.





Fonte: Correio da Bahia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338270/visualizar/