Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 22 de Maio de 2005 às 15:21
Por: Elaine Tortorelli

    Imprimir


O Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) - Campus Universitário "Jane Vanini", em Cáceres (220 km a Oeste de Cuiabá), está promovendo 1ª Jornada de Ciências Biológicas.

O evento, que tem como objetivo oportunizar aos acadêmicos de Biologia informações acerca da profissão na área das Ciências Biológicas, começou na quinta-feira (19/05), com a palestra sobre os recursos hídricos. Proferida pela professora Vilma Barreto, a palestra teve como eixo principal a apresentação do trabalho da pesquisadora sobre as análises dos efeitos da poluição do Rio Paraguai por metais pesados.

A pesquisa, que resultou na tese de qualificação da docente em nível de doutorado, teve como objetivo principal investigar a contaminação do pescado do Rio Paraguai pelo cromo. Para isso, a docente utilizou como objeto de sua pesquisa o pacu, pescado apreciado no contexto da culinária pantaneira.

Assim como o mercúrio, o cromo causa grandes danos ambientais que refletem na saúde humana. O metal pesado é utilizado com freqüência por empresas que trabalham com curtumes. "O cromo tem efeitos cumulativos, mutagênicos, neurotóxicos, genotóxicos e cancerígenos. Tudo aquilo que ele pode causar ao peixe poderá causar também a nós humanos", alertou a pesquisadora, sobre a possibilidade de consumo de pescados contaminados pelo metal.

A 1ª Jornada de Ciências Biológicas está organizada em quatro momentos. O segundo encontro já está marcado para o dia 25 de maio, com a palestra sobre a biodiversidade. Segundo a organização do evento, o formato de encontros semanais proporcionará uma maior assiduidade de alunos e professores ligados à área.

No encerramento, marcado para o dia 7 de junho, a comunidade acadêmica debaterá "O Ensino Superior Sob o Prisma da Reforma Universitária".




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338421/visualizar/