Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 22 de Maio de 2005 às 15:09
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), inaugura, nesta segunda-feira (23.05), em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), um poço artesiano construídos para atender 48 famílias da Vila Rural Estância Renascer, do Programa Nossa Terra, Nossa Gente, e faz a entrega de 400 Dire (Documentos de Informação de Registro Imobiliário) aos moradores do bairro Jardim Aeroporto, do Município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

O evento vai acontecer na unidade da Unemat de Pontes e Lacerda, onde o governador Blairo Maggi, juntamente com autoridades estaduais, federais e municipais, entregará os documentos às famílias para que elas possam registrar em cartório o título definitivo de sua propriedade que entregue na gestão passada. Depois, a comitiva se deslocará até a vila rural Estância Renascer para fazer a entrega do poço artesiano aos beneficiários do Programa Nossa Terra, Nossa Gente, implantado a há um ano no Município para atender a demanda de trabalhadores rurais da região. A principal característica da vila é a grande produção de hortaliças e hortifrutigranjeiros.

A ação governamental que acontecerá na cidade, com a presença de líderes políticas do Estado, faz parte do trabalho realizado pelo consórcio que integra nove Municípios do Vale do Guaporé (Pontes e Lacerda, Campos de Júlio, Conquista D’Oeste, Comodoro, Nova Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Figueirópolis D’Oeste e Jauru).

De acordo com diretor-técnico do Intermat, Antonio Eduardo da Costa e Silva, que coordena os trabalho junto aos Municípios, o consórcio foi formado dentro da linha que vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), para definir uma política de atendimento aos minis e pequenos produtores da região.

O grupo de prefeitos do Vale do Guaporé busca, entre outros pontos, o fortalecimento da agricultura familiar, regularização fundiária rural e urbana, pavimentação asfáltica, melhorias das estradas vicinais e valorização da bacia leiteira.

O consórcio tem o apoio da Seder e de suas vinculadas (Intermat, Empaer, Indea) e objetiva fazer o acompanhamento dos problemas que dificultam o desenvolvimento regional, buscar parcerias para criar alternativas de produção e melhorar o perfil sócioeconômico dos Municípios.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338423/visualizar/