Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 14:55

    Imprimir


Curitiba - Um projeto para recuperação da criação do bicho-da-seda e ampliação do número de produtores está sendo desenvolvido no Paraná pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura e representantes da Associação Brasileira de Fiação de Seda (Abrasseda). O projeto foi apresentado ao Banco do Brasil, que vai liberar R$ 18 milhões, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para seu desenvolvimento. Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) do MDA, Carlos Roberto Bittencourt, o convênio com o Banco do Brasil será assinado no dia 9 de junho, na Secretaria da Agricultura.

O Paraná detém 90% da produção brasileira (foram 6.440 toneladas na última safra) e conta com cerca de 7.800 criadores, em 21 mil hectares plantados. Os recursos bancários serão destinados à construção de barracões para a criação dos casulos, e deverão atender a uma demanda de três mil novos produtores. A implantação do projeto deve gerar mais de sete mil empregos diretos, uma vez que cada hectare plantado equivale a trabalhador. O objetivo é aumentar o número de criadores e recuperar e incentivar as exportações no setor.

Bittencourt disse que esses novos produtores, que deverão ter acesso ao crédito de investimento pela primeira vez, poderão ser amparados pelo Fundo de Aval, programa estadual que dá garantias ao agricultor familiar em empréstimos financeiros.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) dará assistência aos novos criadores, com distribuição de mudas, acompanhamento no preparo do solo e capacitação.

A produção do bicho-da-seda é considerada uma alternativa de diversificação, que ocupa em média um alqueire para a implantação das amoreiras, cujas folhas são a única fonte de alimento para as larvas do bicho-da-seda, e são indicadas como opção de renda para áreas de assentamento.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338567/visualizar/