Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 21 de Maio de 2005 às 11:04
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Começa nesta segunda-feira, 23, estendendo-se até o dia 25, o encontro Biodiesel BR 2005, promovido pela UFMT com o objetivo de discutir os programas nacional e estaduais de produção e de uso de biodiesel, as perspectivas estratégicas e mercadológicas nacionais, os principais avanços tecnológicos para a produção do biodiesel e a sua diversidade de fontes produtoras, a questão ambiental e o biocombustível como fonte de alternativa em comunidades isoladas.

O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, incluindo palestras, mesas redondas e debates, sempre no horário das 8h às 19h. A palestra de abertura será feita por Rodrigo Rodrigues, Coordenador da Comissão Executiva do Biodiesel da Casa Civil do Governo Federal, que abordará o tema ´´Biocombustíveis no Brasil: Passado, Presente e Futuro´´. Às 10h, haverá uma mesa redonda sobre ´´Perspectivas Estratégicas e Mercadológicas Nacionais do Biodiesel´´, tendo como moderador o Prof. Paulo Teixeira de Sousa Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT, e, como participantes, Clóvis Vetoratto, Secretário Estadual de Assuntos Estratégicos, Maria Antonieta, Superintendente de Qualidade e Produtos da ANP -Ministério de Minas e Energia.

No período da tarde, a partir das 14h30, a programação se iniciará com a palestra ´´Pro-Biodiesel e Programas Estaduais´´, por Francelino Grando, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na seqüência, acontecerá uma mesa redonda sobre ´´Programas Estaduais - Apresentação dos Estados´´, tendo como moderadora Flávia Nogueira, Secretária Estadual de Ciência & Tecnologia de Mato Grosso e, como participantes, José Maria da Silva, Secretário Estadual de Ciência & Tecnologia do Amapá, e Alexandre Furlan, Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso.

Na terça-feira, 24 de maio, às 8h, o Prof. Evandro Dall’ Oglio, da UFMT, falará sobre os ´´Principais Avanços Tecnológicos para a Produção de Biodiesel´´. Para as 9h30 está marcada uma mesa redonda sobre ´´O Biodiesel e a Diversidade de Fontes Produtoras - Vantagens e Limitações´´. Neste momento, atuará como moderador Alexandre Golemo que contará com a participação de Bill Jorge Costa, da TECPAR, Donato Aranda, da UFRJ, Marcelo Brito, da Agropalma, Miguel Dabdoub, Pesquisador da USP/Coordenador da Câmara Setorial de Biodiesel de São Paulo, Sérgio Barreira, do DEDINE, Roberto Terra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Com a palestra ´´Biodiesel: o Meio Ambiente Agradece´´, Anselmo Veras (INTECH) começará a programação da tarde, a partir das 14h30, que prosseguirá com a mesa redonda ´´Biodiesel Fonte de Energia em Comunidades Isoladas´´, coordenada pelo Engenheiro Wlamir Antônio, da Eletronorte, e com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia e da Eletrobrás.

No dia 25, quarta-feira, a palestra inicial será ´´Biodiesel e Inclusão Social´´ por Roberto Terra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Às 10h30, uma mesa redonda tratará da questão do biodiesel e do agronegócio, tendo como moderador Sílvio Rangel, da ECOMAT, e, como participantes, Onofre Cesário de Souza Filho, da Organização das Cooperativas de MT/SESCOP, José Epaminondas Matos Conceição, da SICME, Rosemeire Cristina dos Santos do IMEA/FAMATO. Às 14h30, mais uma mesa redonda será realizada: ´´Mecanismos de Fomento à P&D e Incentivo para a Abertura de Novas Empresas para a Produção de Biodiesel e Equipamentos´´. O moderador será Antônio Carlos Camacho, Presidente da FAPEMAT, e os participantes serão representantes do BNDES, do BASA, do Banco do Brasil, da FINEP, do SEBRAE e da SICME. Fechando a programação, antes da solenidade de encerramento, haverá um Encontro de Negócios SEBRAE, a partir das 15h30.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338628/visualizar/