Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 09:23
Por: MARIA BARBANT

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lança neste sábado (21/05), às 16h, no bairro Pedra 90, o projeto Companhia Solidária. O projeto, que será supervisionado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária, atenderá crianças na faixa etária dos 07 aos 12 anos e adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade, oportunizando a elas atividades e instruções de cidadania, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Segundo o coordenador de Polícia Comunitária da Sejusp, major Wilson Batista o projeto tem por objetivo atuar na prevenção primária de Segurança Pública, no combate à criminalidade.

“A política do Governo do Estado está voltada para as proposições de Polícia Comunitária, projetos e trabalhos que abrangem atividades de prevenção, primária e secundária”, salientou o coordenador. Hoje, em especial nos bairros mais carentes, muitas crianças e adolescentes ficam “abandonadas”, após o período escolar, ou até mesmo sem os períodos escolares, sendo prezas fáceis para o mundo da criminalidade.

As famílias, nesse complexo social, acabam não exercendo o seu real papel. É nesse sentido que a Sejusp vem atuando desde a qualificação dos profissionais de Segurança Pública, e dos integrantes dos Conselhos Comunitários (Conseg’s), e implantando junto com as comunidades, projetos educativos que envolvam crianças e adolescentes.

Entre as atividades previstas dentro do projeto Companhia Solidária está leitura, dinâmica de atenção, atividades esportivas como prática de futebol de campo e de quadra, judô, música, confecção de artesanato, palestras educativas sobre meio ambiente, transito, entre outras.

No bairro Pedra 90, o projeto funcionará em duas turmas, pela manhã e a tarde, de segunda a sexta feira, atendendo 100 crianças e adolescentes.

O objetivo da Coordenadoria de Polícia Comunitária é levar o projeto às onze regiões atendidas pelas Companhias de Polícia Comunitária. “Em todas as regiões as Associações de Moradores e Conselhos de Polícia Comunitária terão autonomia para dar continuidade ao projeto sob a supervisão da Coordenadoria de Polícia Comunitária”, explicou o major Batista.

RESPONSABILIDADE SOCIAL - No bairro Pedra 90, a participação da comunidade e dos empresários locais foi fundamental para que o projeto pudesse ser desenvolvido.

Através dos parceiros foi possível viabilizar a reforma de um prédio localizado no bairro e que se encontrava abandonado e a aquisição de 60 (sessenta) flautas que serão utilizadas pelas crianças e adolescentes. São parceiros no projeto o Instituto Cultural Flauta Mágica, que estará disponibilizando os jovens capacitados para ministrar aulas de música, a empresa F.J. Comercio de Tintas Ltda, entre outros.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339021/visualizar/