Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 15:14
Por: Olga Bardawil

    Imprimir


Fortaleza - Estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas fontes de energia renováveis e não poluentes é o objetivo do Centro Nacional de Energia Alternativas (Cenea), que será lançado nesta segunda-feria em Fortaleza. A nova instituição é o resultado de uma parceria entre a Federação das Industrias do Ceará (Fiec), o governo estadual e as universidades Federal do Ceará (UFC), Estadual do Ceará (Uece) e de Fortaleza (Unifor).

Segundo o coordenador de Energia da Secretaria Estadual de Infra-estrutura, Adão Linhares, a criação do centro é resultado do próprio processo de desenvolvimento das fontes alternativas de energia, "que foi a resposta à enorme carência de recursos hídricos do estado".

"Já havia uma demanda por mecanismos de articulação entre pesquisadores e empresários para o melhor aproveitamento do nosso potencial. O Ceará já responde por 35% da geração de energia eólica do país e até 2008 vai estar produzindo 500 MW, o que significa metade da necessidade de eletricidade de todo o estado. Mas isso é o começo", explicou ele.

Hoje o Ceará produz apenas 17,4 MW a partir dos parques da Prainha, em Aquiraz, e da Taíba, mas o potencial, segundo ele, é de 20 mil MW em usinas instaladas em terra e 10,5 mil MW a partir de usinas no mar. Até 2008 serão investidos no estado, através do Proinfa, US$ 700 milhões.

Adão Linhares observou que esse potencial abre perspectivas não apenas na geração de eletricidade mas na consolidação de uma industria voltada para o desenvolvimento da energia eólica como a produção de pás, aerogeradores e torres que uma vez implantadas vão gerar cerca de 20 mil empregos. Mas ele lembra que a importância do centro não se restringe ao Ceará.

"Um estudo, por exemplo, sobre a viabilidade das usinas eólicas em alto mar terá impacto no Brasil todo. As informações, os detalhamentos , tudo o que disser respeito à produção dessa eletricidade vai ser considerado na futura matriz energética do pais". – acrescentou.

O lançamento do Cenea está marcado para as 18 horas na sede da FIEC e contará com a presença da ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, além do secretário do Ministério da Integração Nacional, Pedro Brito, representantes da Eletrobrás e das universidades cearenses, consultores e empresários do País e do exterior. Só da Espanha vieram 14 representantes.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340483/visualizar/