Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 21:40
Por: Luciana Nunes Leal

    Imprimir


Rio de Janeiro - O aumento da gravidez na adolescência faz diminuir a cada ano a idade média das mães que têm filhos pela primeira vez, mas, neste cenário preocupante, um novo fenômeno tem sido observado: o crescimento significativo das mulheres que estréiam na maternidade depois dos 40 anos.

O número de mulheres que tiveram o primeiro filho com idade entre 40 e 44 anos cresceu 30% na década de 90. Na faixa etária de 45 a 49 anos, o aumento foi de 9,7%. Ao contrário das mães jovens demais, as mais maduras têm renda e escolaridade altas, aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

Renda A estabilidade financeira e a maturidade são alguns fatores que estimulam as mulheres mais velhas a experimentar a maternidade. As informações do Censo 2000 indicam que mais de um quarto (25,7%) das mães iniciantes com idade entre 40 e 49 anos vive em famílias com renda mensal de mais de dez salários mínimos (R$ 3 mil, em números de hoje). Entre as mães extremamente jovens, de 10 a 14 anos, esta proporção é de apenas 1,6%. Entre aquelas que têm entre 15 e 19 anos, são somente 2,9%.

Entre as mães iniciantes de todas as idades, prevalecem as que vivem em famílias pobres: 46,7% têm renda mensal familiar de no máximo três salários mínimos (R$ 900, em dia de hoje). Existem ainda 15,2% que não declararam rendimento da família, no Censo 2000. Apenas uma em cada dez mães de primeira viagem tem renda familiar mais alta que 10 salários mínimos mensais. Os dados de escolaridade são um pouco melhores, com 51,2% das mães de todas as idades com o ensino fundamental concluído. Mas existem ainda 13,4% delas que não foram à escola ou não chegaram sequer ao terceiro ano.

Maternidade precoce

No ano 2000, 9.063 mulheres que 40 a 49 anos tiveram o primeiro filho. É menos da metade das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que foram mães pela primeira vez, no mesmo ano. A faixa etária com o maior número de mães de primeira viagem é de 15 a 19 anos - 476.871 jovens, confirmando, como diz o demógrafo e autor da pesquisa Juarez de Castro Oliveira, que "a maternidade está ficando cada vez mais precoce".

Não só por causa da idade, mas também pelo maior poder aquisitivo, as mães maduras são mais instruídas do que as jovens. Seis em cada dez mães estreantes que já passaram dos 40 têm pelo menos o ensino fundamental (até a oitava série) concluído.

No caso das moças entre 15 e 19 anos, esta proporção cai à metade. Há uma ampla maioria de brancas entre as mães mais velhas, enquanto no caso das mais jovens, embora prevaleçam as brancas, há uma alta proporção de pardas.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340990/visualizar/