Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 18:40
Por: Fernanda Borges

    Imprimir


A Assembléia Legislativa realizou neste dia 05 - Dia Nacional das Comunicações - uma homenagem ao militar mato-grossense e patrono das comunicações Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (1865-1958).

O presidente da Mesa Diretora, deputado Silval Barbosa (PMDB) destacou a importância da comunicação para o desenvolvimento da sociedade moderna. Como forma de homenagear Rondon e os avanços que sua investida nos grandes sertões mato-grossenses, Barbosa anunciou o lançamento da Radio Assembléia, disponível via internet a partir da próxima quarta-feira (11), data do lançamento oficial.



“A rádio é um veículo que veio para facilitar a comunicação do parlamento. Um trabalho que já fazemos há vários anos, com a TV Assembléia - que deve ter seu sinal aberto em breve. Também temos que destacar o trabalho de nossa redação de jornalismo, responsável pelo site da Assembléia, que hoje abastece de informação muitas redações de jornais. A comunicação da Casa prima por aproximar o povo do parlamento”, explicou Silval.

A deputada Vera Araújo (PT), única mulher em exercício no Parlamento destacou a importância das gerações preservarem a história da comunicação. Ela falou para uma platéia de estudantes que acompanhavam o evento- jovens de escolas públicas e privadas de Cuiabá.

Para a deputada, a expansão dos veículos contribui para o estreitamento entre os povos, e a diminuição das diferenças culturais. “A internet proporcionou uma integração entre os povos,e o melhoramento cultural da população. Hoje, a notícia corre em tempo real e a população sabe exatamente o que e como está acontecendo”, disse Verinha. TRAJETÓRIA Ao ingressar no exército, Rondon foi ajudante da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas que ligaram Goiás a Mato Grosso. Promovido a chefe da comissão em 1900, atravessou mais de 3.500 quilômetros de sertão e de florestas inexploradas, levando o telégrafo até o Acre.

Sob seu comando, até 1917 foram instalados 2.270 quilômetros de linhas telegráficas em territórios brasileiros que anteriormente mantinham-se incomunicáveis. Rondon foi um pioneiro no encurtamento das distâncias numa época em que, no Brasil, o isolamento de determinadas regiões era total. Atualmente é simples alguém conversar, enviar mensagens, comprar, pesquisar e adquirir conhecimentos por meio da Internet. É prático resolver negócios pelo telefone celular. É cômodo assistir a um filme em casa. É fácil acompanhar as notícias mais importantes do mundo pela TV ou pelo rádio do carro. Tudo isso se tornou possível graças a uma herança valiosa do século XIX.





Fonte: SIAL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341026/visualizar/