Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 18:25

    Imprimir


O prefeito de Juruena, Bernardinho Crozetta informou que o município, ainda vive em dificuldades devido ao baixo índice de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pois os recursos não atendem as áreas prioritárias da administração municipal. Ele garantiu que vai ingressar com uma ação judicial para rever o índice que permanece em 0,6% desde a emancipação da cidade.

O Governo Federal se baseia em critérios como área e número de habitantes para o repasse dos recursos. “Acontece que o último censo populacional foi no ano 2000. A população continua crescendo, nos último anos a cidade recebeu muitos migrantes. Aumentaram os problemas e a necessidade de investimentos”, disse

Com relação ao setor tributário, o prefeito lembrou ainda que o repasse do ICMS também não atende as reais necessidades de investimentos em obras. Atualmente a Assembléia |Legislativa está revendo com a secretaria estadual de Fazenda a situação do imposto. Os parlamentares estão verificando a situação das Gias dos anos anteriores. “Na minha opinião, as Gias foram enganosas. Ainda bem que agora temos um governador que se preocupa com os municípios menores” garantiu.

O prefeito ressaltou que o município de Juruena (localizado a 900 quilômetros da capital), vem recebendo mais atenção do Governados Blairo Maggi. Na área de saúde, segundo ele, o município recebeu uma ajuda da secretaria estadual de Saúde. O secretário Marcos Machado destinou medicamentos para o hospital do município. “Agora estamos verificando a situação das Aihs que são repassadas a área médica. Queremos melhorar o atendimento a população carente” informou.

No setor educacional, o prefeito disse que assinou convênios com a secretaria de Estado de Educação, para receber recursos para o transporte escolar no município. Os gastos com transporte escolar oneram o orçamento municipal, este é um dos problemas que atingem vários municípios. O prefeito enalteceu o trabalho dos secretários estaduais de Educação, Transporte, Saúde e Meio Ambiente pela assistência que vem sendo prestada ao município de Juruena.

O município tem como base econômica a exploração de madeira, agricultura e pecuária. No setor agrícola, a prefeitura está desenvolvendo um projeto de plantio de mudas. São mais de 400 mil mudas produzidas em viveiro. Além disso outras frutas são cultivadas no município. “Estamos buscando alternativas nesta área, tendo em vista a diversidade de culturas” garantiu

Na área ambiental, finalmente o gerente atual do Ibama, vem dando toda a atenção necessária ao setor madeireiro. Ele prometeu agilizar os processos que estão parados referentes as guias para transporte econômico de madeira. “Durante este período que não se agilizava o processo, sofremos muito com isso” disse o prefeito

Crozetta informou que no próximo dia 13 de maio, o secretário de Agricultura, Otaviano Piveta e o superintendente do Banco do Brasil, além de outras autoridades, estarão em Juruena para discutir a situação da Agricultura Familiar e o Agronegócio, como alternativas viáveis ao município. A economia é baseada também na pecuária, com mais de 200 cabeças de gado.

Um dos investimentos previstos nesta área, é a instalação de frigorífico pelo grupo Mafri de Juína. A prefeitura já cedeu uma área de 25 hectares para a construção do frigorífico, que deve ser concluído em dois anos. “As portas continuam abertas para receber os investidores que tiverem interesse em instalar novos empreendimentos no município”

O prefeito ressaltou o trabalho do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Jose Aparecido dos Santos, Cidinho que te se preocupados com todos os municípios. “Estamos satisfeitos com a atuação da entidade que vem prestando um grande trabalho em prol do municipalismo de Mato Grosso”, finalizou o prefeito.





Fonte: Agência de Notícias/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341029/visualizar/